A Doença Falciforme é uma das doenças hereditárias e genéticas mais comuns no Brasil. Ela é causada pela deformação dos glóbulos vermelhos, modificando sua forma original para um formato semelhante a uma “foice”.
Essas células são essenciais, já que são responsáveis pelo transporte do oxigênio para todo o corpo. A modificação torna a membrana dessas células mais frágeis, aumentando as chances de romperem e causarem a anemia.
Também chamada de anemia falciforme, a doença é mais comum entre a população afrodescendente. No Brasil estima-se que 3.000 crianças nasçam por ano com o problema. Um dos exames mais comuns e práticos para diagnosticar a enfermidade é o Teste do Pezinho. O LIG Diagnósticos Especializados oferece seis tipos do Teste do Pezinho, capaz de identificar mais de 50 doenças (clique aqui para saber mais).
Os sintomas da Doença Falciforme se manifestam de formas diferentes em cada indivíduo, geralmente aparecendo a partir da segunda metade do primeiro ano de vida da criança. As manifestações mais comuns são:
- crises de dores, principalmente nas articulações;
- icterícia (cor amarela nos olhos e pele);
- inchaço nas mãos e nos pés,
- infecções, como pneumonia e meningite;
- fadigas;
- dificuldade de cicatrização de feridas nas pernas;
- sequestro de sangue no baço (órgão responsável por filtrar o sangue), causando um rápido aumento de tamanho e causando a falta de oxigênio nos outros órgãos.
As melhores formas de tratamento são o diagnóstico precoce através do Teste do Pezinho, o acompanhamento médico e a alimentação correta, que é uma das ferramentas mais eficazes para evitar os danos dessa doença à saúde (confira alguns dos alimentos aqui). Também é utilizado o transplante de medula óssea para auxiliar na reconstituição da medula óssea, responsável pela produção de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas (saiba mais sobre da importância da doação de medula aqui).
Saiba mais