Começa hoje a campanha Novembro Azul. Durante todo o mês serão realizadas ações para conscientizar sobre a saúde do homem e a importância da prevenção do câncer de próstata. Muitos deles, além de não terem o hábito de cuidar da saúde como as mulheres fazem, ainda têm preconceito com o exame para diagnosticar a doença.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a doença é a segunda mais comum entre os homens e corresponde à quarta causa de morte por câncer. No último ano foram registrados 60.180 novos casos, a maioria deles em homens com mais de 65 anos.
A prevenção ainda é o melhor tratamento contra a doença, que se diagnosticada no início, aumenta as chances de cura de 80% a 90% contra os 10% a 20% se diagnosticados num estágio avançado. Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte.
Vamos entender um pouco mais sobre o câncer de próstata e como preveni-lo.
O que é a próstata?
É uma glândula que só o homem possui, localizada na parte baixa do abdômen, abaixo da bexiga e à frente do reto. Ela é um órgão muito pequeno, com formato parecido ao de uma maçã. Também representa um papel fundamental na fertilidade masculina: é responsável pela produção de 70% do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides e que é liberado durante o ato sexual.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico pelo toque retal é o teste mais utilizado e eficaz, tendo melhores resultados quando é realizado junto ao exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Esse tipo de exame pode identificar a alteração da quantidade de uma proteína produzida pela próstata. Dependendo do resultado, o médico pode pedir um ultrassom transretal e uma biópsia da glândula para análise.
Como pode ter ligações hereditárias, os exames genéticos são armas eficazes para detectar o câncer de próstata, em que o LIG Diagnósticos Especializados oferece analises dos genes CDKN1B (P27; KIP1; 27KIP1), CHEK2, GSTP1.
Quais são os tratamentos?
Quando a doença é localizada é indicada a vigilância ativa (usada para acompanhar a velocidade de desenvolvimento da doença), cirurgia ou radioterapia. Para a doença localmente avançada é feita a radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal. Se o câncer tem caráter metastático (quando o tumor original já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento feito é com a terapia hormonal.
Como evitar?
É muito importante que os homens com casos na família façam o rastreamento da doença a partir dos 40 anos e os demais a partir dos 45. Também previne quem tem uma alimentação balanceada rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal.
Faça também atividades físicas por no mínimo 30 minutos diários, não fume, mantenha o peso adequado à altura, e diminua o consumo de álcool.
Saiba mais