Apesar dos dias de calor, o verão ainda não chegou. A data oficial do início da estação mais quente do ano é dia 21 de dezembro, e é uma época marcada por dias de praia, piscina, atividades ao ar livre e a busca de um bronzeado. Mas a exposição excessiva ao sol pode vir acompanhada de um vilão que está cada vez mais presente: o câncer de pele.
Essa doença é provocada pelo crescimento anormal de células da pele e pode atingir outros órgãos do corpo. Apesar de conhecida entre os brasileiros, muitos ainda insistem em não tomar os devidos cuidados com uma enfermidade que registra 130 mil novos casos todo ano.
O que é o câncer de pele?
É o câncer mais frequente no Brasil, correspondendo a 25% de todos os tumores malignos registrados no País. Tem alta percentagem de cura se for detectado precocemente, e mais comum em pessoas que apresentam:
Mais de 40 anos
Histórico familiar de câncer de pele
Pele e olhos claros
Exposição prolongada ao sol sem a proteção adequada
Como diagnosticar?
O câncer de pele pode surgir com diferentes aparências, mas geralmente nas seguintes formas:
Manchas que coçam, ardem, descamam ou sangram
Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor
Feridas que não cicatrizam em 4 semanas
Mudança na textura da pele ou dor
A avaliação do risco genético de um indivíduo ter melanoma pode ser feita através de testes de Biologia Molecular nos genes MC1R, BAP1, BRAF, CDK4, CDKN2A oferecidos pelo LIG Diagnósticos Especializados. Esses testes são especialmente importantes se já há casos de melanoma ou outros tipos de câncer na família.
Como evitar o câncer de pele?
Se proteger contra a exposição aos raios solares não só evitam o câncer, mas também evitam o envelhecimento precoce da pele e lesões nos olhos (que podem causar cegueira). Os cuidados são muito simples:
Evite exposição prolongada ao sol entre as 10h e 16h, horário em que os raios solares estão mais fortes
Use sempre proteção como bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros, barraca e filtro solar com fator mínimo de proteção 15
Aplicar os filtros solares 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplicá-lo a cada duas horas, mesmo em dias nublados
Saiba mais sobre o câncer de pele aqui: