bebê 6kg

Bebê de 6,1 kilos nasce na Alemanha

1 de agosto de 2013

Seria mais um dia rotineiro no hospital da Universidade Leipzig, na Alemanha, se não fosse por dois “grandes” detalhes: os médicos realizaram o parto normal da recém-nascida Jasleen, que pesava 6,1 kilos. Mais que o dobro do peso médio de uma criança e alcançou a marca do “bebê mais pesado do país”.

Após o nascimento foi verificado que a mãe, de 31 anos, tinha um caso não-diagnosticado de diabetes mellitus gestacional. O problema é resultado do aumento do nível de açúcar no sangue, quando os hormônios da gravidez impedem que a insulina cumpra a função de captação e utilização da glicose pelo corpo. Quando o bebê é exposto a essa situação, ainda no ambiente intra-ulterino, há risco de crescimento fetal excessivo, podendo resultar em partos traumáticos, hipoglicemia neonatal e até obesidade e diabetes na vida adulta.

A diabetes gestacional pode ocorrer em qualquer mulher e deve ser diagnosticado em exames realizados a partir da 24ª semana (início do 6ª mês). De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, não se determinou a causa específica que resulta nessa alteração.

São considerados fatores de risco para esse tipo de problema:

- idade materna mais avançada;

- ganho de peso excessivo durante a gestação, sobrepeso ou obesidade;

- síndrome dos ovários policísticos;

- história prévia de bebês grandes ou de diabetes gestacional;

- história familiar de diabetes em parentes de 1º grau;

- história de diabetes gestacional na mãe da gestante;

- hipertensão arterial sistêmica na gestação;

- gestação múltipla (gravidez de gêmeos).

Para prevenir é importante a realização do pré-natal, uma dieta balanceada acompanhada da orientação de um profissional e atividades físicas regulares específicas.

Os genes envolvidos no diagnóstico dos diferentes tipos de diabetes são: ABCC8; GCK; HNF1A; HNF1B; HNF4A; INSR; IPF1 e NEUROD1. Para realizar o exame é necessário de 5 a 10 ml de sangue coletados da gestante em jejum.

O LIG Diagnósticos realiza análises genéticas com o objetivo de identificar se existe o risco dessa alteração na gravidez. Para saber mais sobre os exames acesse aqui

Leia mais: 

http://goo.gl/QMfDGV 

http://goo.gl/ZqYQ6y

http://goo.gl/eX6Hcq