Capa

Qual a diferença entre gripe e resfriado?

6 de junho de 2014

Dor no corpo, coriza, febre e mal estar. Quando sentimos isso quase sempre ficamos na dúvida: é gripe ou resfriado? E afinal de contas, qual a diferença entre eles?

Tanto gripes como resfriados são doenças infecciosas. A gripe é causada pelo vírus influenza e o resfriado, principalmente, pelo rhinovirus. Tanto na gripe, como no resfriado, o vírus se instala na pessoa cerca de duas semanas antes de surgirem sintomas. As diferenças ficam por conta da agressividade dos sintomas, que são muito mais fortes nos casos de gripe – ressaltando que ela pode gerar uma pneumonia e até levar à morte, o que torna imprescindível a visita a um médico.

Os sintomas do resfriado costumam surgir lenta e gradativamente, enquanto os da gripe surgem de forma repentina, “derrubando” a pessoa. Outro aspecto que vale ser ressaltado é que sintomas como espirro e coriza são quadros típicos de resfriados, e não de gripe.

Em pessoas saudáveis, a gripe se caracteriza pela combinação de tosse seca e febre com mais de 38ºC. Nesse caso, a visita ao médico é recomendável já pelo fato de febre e tosse se manifestarem juntas.

São considerados pacientes com perfil de risco maior para as complicações da gripe os transplantados, pacientes com problemas renais ou pulmonares, cardiopatas, gestantes, hipertensos, diabéticos, puérperas (que deram à luz há menos de 45 dias), indígenas, crianças pequenas, idosos, obesos e pessoas com baixa imunidade.

Já os resfriados são mais brandos, dificilmente geram complicações graves como a pneumonia e não possuem tratamento específico. Quem fica resfriado pode se tratar em casa com repouso, boa hidratação, alimentação saudável, além de antitérmicos e analgésicos de costume, quando necessário.

Prevenção

O hospital informa que resfriados e gripes têm prevenção parecida: lavar bem as mãos com água e sabão, uso de álcool gel para higienização, manter ambientes ventilados e evitar o contato com pessoas gripadas ou resfriadas.

No caso da gripe, há ainda a vacina disponível na rede pública para os grupos considerados mais vulneráveis, como gestantes, idosos e crianças menores de cinco anos de idade. Ela previne contra os três tipos principais de vírus influenza em circulação.

Algumas curiosidades

- A febre pode estar relacionada tanto à gripe quanto ao resfriado, mas a diferença fica por conta da intensidade. Resfriados causam febres de no máximo 38 graus, enquanto temperaturas que vão além disso podem ser entendidas como um sintoma claro de gripe;

- O espirro, a coriza e o nariz vermelho, ao contrário do que se imagina, são características bem peculiares do resfriado e não da gripe. Quadros de gripe quase não apresentam irritação relacionada às narinas (vias respiratórias altas);

- Resfriados duram em média de três a quatro dias. Gripes duram em média sete dias. Se os sintomas continuarem por mais tempo, convém procurar o médico, pois pode ter surgido uma infecção secundária, como sinusite ou outra.

Fonte: Portal R7/Saúde