Hoje é comemorado o Dia Internacional das pessoas de Deficiência. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 10% da população mundial vive com uma deficiência. No Brasil, esse número chega a 23,9% dos brasileiros, ou seja, cerca de 45,6 milhões de pessoas.
A data tem como objetivo conscientizar as pessoas da importância de iniciativas que aumentem a integração e inclusão dessas pessoas. Apesar dos desafios diários que enfrentam, muitos deles se destacam, demonstrando o poder da força de vontade e determinação em superar desafios.
Conheça duas personalidades que são exemplo de superação nos mundos do esporte e da ciência.
Daniel Dias
O atleta paraolímpico e recordista mundial nasceu com má formação congênita dos membros superiores e da perna direita. Ele descobriu o paradesporto quando viu o nadador Clodoaldo Silva nas Paraolimpíadas de Atenas 2004. Atualmente é o maior medalhista brasileiro dos Jogos Paraolímpicos (só na edição de Londres ganhou seis medalhas de ouro) e detentor do recorde mundial nas provas de 100 e 200 metros livre, 100 metros costa e 200 metros medley.
Stephen Hawking
O famoso físico e cosmólogo britânico é um dos grandes ícones da ciência, sendo conhecido internacionalmente pelos trabalhos sobre buracos negros e pelo livro “Uma Breve História do Tempo”. Aos 21 anos foi diagnosticado com uma doença neuromotora, e os médicos disseram que ele teria no máximo três anos de vida. Vencedor de diversos prêmios, o cientista de 71 anos continua produzindo diversos estudos, além de cuidar dos três filhos e três netos.
Esses são apenas dois exemplos de pessoas que não deixaram a deficiência impedir de conquistar um espaço de destaque na sociedade.
E você? O que te impede a correr atrás dos seus sonhos?
Saiba mais