O que é o Teste do Pezinho?
É um teste que deve ser realizado em todo recém-nascido, conforme determinação do Ministério da Saúde, usando gotas de sangue obtida do calcanhar do bebê. Esse teste tem como objetivo investigar se a criança, mesmo se aparentemente saudável, é portadora de certas doenças hereditárias, que podem levar meses ou até anos para apresentarem sintomas.
Por que realizar o Teste do Pezinho?
Para diagnosticar precocemente as doenças hereditárias já mencionadas, quando presentes na criança, e permitir logo um tratamento específico capaz de minimizar ou até impedir o surgimento de danos irreversíveis, como retardo mental, deficiências físicas e até mesmo a morte. Quanto mais cedo se iniciar o tratamento, melhor a qualidade de vida para a criança.
Quando realizar o Teste do Pezinho?
Após o bebê ter sido amamentado pelo menos 5 (cinco) vezes, com leite materno ou artificial, nos primeiros dias de vida, até 7 dias após o parto. A realização do exame após esse período pode prejudicar a eficiência do tratamento, se necessário.
Onde realizar o Teste do Pezinho?
O Teste do Pezinho é ofertado nas unidades de saúde pública e privada, tendo cobertura obrigatória pelos planos de saúde. O tipo do Teste do Pezinho autorizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) pesquisa até 4 doenças:
– Hipotireoidismo congênito;
– Fenilcetonúria;
– Hemoglobinopatias;
– Fibrose cística.
Alguns planos de saúde possibilitam cobertura para o rastreio de até 10 doenças.
O LIG Diagnósticos Especializados oferece 6 tipos de Teste do Pezinho, com rastreio de mais de 50 doenças.