“Prometo que, ao exercer a arte de curar, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência (…)”
Bonito não?
Esse trecho faz parte do juramento de Hipócrates (460 – 377 a.C.), médico grego considerado o pai da medicina. Deve fazer esse juramento todo profissional que se forma no curso de Medicina e inicia a profissão.
Outra curiosidade é a data em que é celebrado o Dia do Médico. Ele foi escolhido em homenagem a São Lucas, padroeiro desses profissionais, que além de atuar na área da saúde, era pintor, músico e historiador. Apesar de ser uma profissão antiga e tradicional, a medicina é uma das ciências que sempre estão se modernizando e implementando novas tecnologias.
Atualmente existem diversos programas e aplicativos que aumentam a interação entre o médico e o paciente e ajudam no monitoramento de tratamentos, criando mais chances de resultados positivos. Para contribuir com os “artistas da cura”, separamos 5 aplicativos para dispositivos móveis que ajudarão no dia-a-dia dos médicos, estudantes de medicina e pacientes.
Medscape (iTunes /Google Play)
Esse é um dos aplicativos mais baixados para celulares por profissionais e estudantes da área de saúde. Com ele é possível ter acesso a diversos conteúdos como apresentações clínicas, fisiopatologias, epidemiologias, protocolos de tratamentos, drogas e exames específicos.
drawMD (iTunes)
O DrawMD é um aplicativo para iPad que permite mostrar cirurgias e procedimentos para pacientes. No app estão imagens de partes do corpo humano, possibilitando que o profissional desenhe ou até mesmo suba outras imagens para mostrar ao paciente.
Epocrates (iTunes / Google Play)
Com mais de um milhão de membros ativos, o Epocrates é um aplicativo que ajuda ao na consulta médica, oferecendo informações sobre medicamentos, interações entre drogas, identificador de pílulas e diversas calculadoras médicas.
Guia de Vigilância Epidemiológica (iTunes / Google Play)
O guia é o principal app do Ministério da Saúde para a prática diária da medicina ambulatorial, de emergência em terapia intensiva. Inclui 38 doenças com abordagens clínicas e epidemológicas, etiologia, vetores e forma de transmissão, sinais e sintomas, diagnóstico, exames complementares e dados laboratoriais, condutas terapêuticas, confirmação, notificação e vigilância epidemiológica, controle de vetores, e contatos para laboratórios credenciados para envio de amostras para diagnóstico.
CID-10 (iTunes / Google Play)
A Classificação Internacional de Doenças (CID) é um recurso utilizado por profissionais de saúde para padronizar e classificar doenças, ajudando na identificação das patologias. O app contém mais de doze mil itens do código CID, atualizados pelo DATASUS, sendo possível realizar a pesquisa de informações de maneira rápida e pratica por profissionais e estudantes da área da saúde.
Saiba mais