LIG Mamografia 2014

A mamografia é uma das principais ferramentas contra o câncer de mama

5 de fevereiro de 2014


LIG Mamografia 2014Hoje é comemorado o Dia Nacional da Mamografia. Ele é um dos exames mais precisos para detectar o câncer de mama. Foi escolhido o dia cinco de fevereiro em homenagem à Santa Ágata, protetora contra as doenças da mama e padroeira dos mastologistas. Apesar da
conscientização cada vez maior sobre a importância da prevenção, as taxas de mortalidade do câncer de mama continuam elevadas. 

A previsão do Ministério da Saúde é que em 2014 sejam registrados 57.120 novos casos dessa doença. Entenda mais como funciona o exame e ajude a prevenir o câncer de mama, aumentando as chances de cura em até 95%. 

O que é a mamografia?

Também chamada de radiografia da mama, a mamografia é realizada por um aparelho de raios x adaptado. Através dele é possível um diagnóstico precoce do câncer, já que mostra lesões em fase inicial e muito pequenas.

 Quem deve fazer?

Todas as mulheres têm direito à mamografia a partir dos 40 anos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Esse direito é assegurado pela Lei 11.664, de 2008. Também é recomendável que deve ser feito a cada dois anos, em todas as mulheres saudáveis, dos 50 aos 69 anos. Apesar disso, dados apontam que apenas 30% das mulheres fazem o exame.

 Como é feito?

A paciente é conduzida por um mastologista em todo o exame. Após o posicionamento adequado, a mama é comprimida. Isso facilita visualização de toda a estrutura mamária e ajuda na produção da radiografia e na qualidade do diagnóstico. O desconforto causado dura pouco tempo e é suportável. 

Como prevenir?

Como já falamos aqui, as melhores formas de prevenção continuam sendo a alimentação balanceada, praticar atividades físicas, não fumar, não abusar de bebidas alcoólicas, e controlar o peso corporal. 

Saiba mais sobre a mamografia

http://goo.gl/yNB6IC

http://goo.gl/LWzj7I

http://goo.gl/wVZXxc