unnamed

Coisas que uma futura mamãe deve saber

10 de maio de 2014

Hoje é Dia das Mães! E esse assunto será abordado aqui no nosso blog de uma forma especial. Queremos falar com as futuras mamães, com as mulheres que desejam e optam por serem mães, e que cuidam da saúde de seu filho antes mesmo que ele nasça.

Um assunto importante nessa conversa é o pré-natal. Ele deve ser feito desde o dia em que a mulher descobre estar grávida, e qualquer diferença notada pela gestante deve ser informada ao seu médico. O pré-natal pode orientar precauções a serem tomadas nos três primeiros meses da gestação, período em que acontece a maior parte dos abortos espontâneos. Pode também detectar causas de risco para a criança e a mãe, como algumas doenças maternas, o tabagismo, anemia, diabetes não controlada, infecções e pressão alta.

A mulher que deseja festejar o dia das mães com seu filho deve lembrar, como já ressaltado aqui, que os cuidados com a gravidez começam antes mesmo de engravidar. Existem cuidados que precisam ser adotados até 3 meses antes do início da gestação, diminuindo em 75% as chances de malformação neurológica. Alguns desses cuidados envolvem a ingestão de ácido fólico, substância vital para a formação do tubo neural do embrião, formando a medula espinhal e o cérebro.

O ácido fólico é uma vitamina do complexo B presente no espinafre, aspargo, brócolis, fígado, frutas cítricas e gema de ovo. Mas, quase sempre, a alimentação não supre a quantidade ideal para uma gravidez saudável. Nesses casos, o médico orientará a reposição por via oral.

Há várias outras atitudes que a mulher que planeja ser mãe deve tomar, para se proteger e a seu bebê. Como está, por exemplo, sua imunidade à rubéola e à varicela? A resposta pode ser obtida com um simples exame de sangue.

E sua alimentação? É recomendável reduzir o consumo de cafés e chás, pois a cafeína aumenta o risco do bebê nascer com baixo peso. E também ingerir mais legumesfrutas e verduras, e comer a cada três horas. Faz bem à mãe e ao filho.

Outro cuidado importante diz respeito à toxoplasmose. Essa infecção pode trazer risco sério para a criança, e a futura mamãe deve evitar contato com objetos que possam ter resíduos de fezes de gatos e não ingerir carne crua ou mal-cozida.

A gestante também deve prestar atenção aos produtos que usa na sua rotina de beleza. Tinturas de cabelo que possuem amônia, produtos com formol utilizados no alisamento dos fios, cremes para a pele com ácido retinóico e uréia, entre outros, devem ser banidos. Nos três primeiros meses da gestação é quando acontece o desenvolvimento dos órgãos fetais, que pode ser afetado por essas substâncias.

Não podemos esquecer das atividades físicas! Antes de praticar qualquer exercício, a futura mamãe deve passar por uma avaliação de seu médico. É fundamental que a mulher respeite seus limites e pratique atividades às quais ela já estava acostumada, evitando esportes de contato, como basquete e handebol.

Segundo os especialistas, o exercício físico é benéfico quando realizado de forma regular e de maneira moderada, o que vai garantir uma boa oxigenação para a gestante e para o bebê.

Parabéns! Você cuidou de seu bebê desde que o desejou. Você o alimentou corretamente, impediu doenças, protegeu dos perigos.

Feliz Dia das Mães!

Fonte e saiba mais: UOL MulherDr. Drauzio, Vila Mulher De Mãe Para Mãe