lig_0041_14b_dia_de_combate_a_tuberculose

Dia Nacional de Combate à Tuberculose

17 de novembro de 2014

Hoje é o Dia Nacional de Combate à Tuberculose e o que você sabe sobre essa doença? A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, mas curável, causada por um micróbio chamado “bacilo de Koch”, que afeta prioritariamente os pulmões. Anualmente são notificados cerca de 6 milhões de novos casos em todo o mundo, levando mais de um milhão de pessoas a óbito.

No Brasil, a tuberculose é um sério problema de saúde pública. A cada ano são notificados, aproximadamente, 70 mil novos casos e ocorrem 4,6 mil mortes. O país ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo.

Transmissão

Quando o doente tosse, fala ou espirra ele espalha no ar pequenas gotas – que contêm o micróbio da tuberculose. Desta forma uma pessoa saudável, que respire esse ar, pode acabar levando o agente infeccioso para o pulmão. É assim que acontece o contágio: o micróbio da Tuberculose (bacilo de Koch) penetra no organismo das pessoas pela respiração.

Prevenção

Para prevenir a tuberculose é muito importante identificar rapidamente os pacientes com a doença e tratá-los logo, reduzindo as chances de contaminação do ar. E, se o ar não fica contaminado, evita-se a transmissão do bacilo para a outra pessoa.

Há também medidas de proteção individual, como a vacinação com BCG e a prevenção com remédios, que se chama quimioprofilaxia. A vacina BCG é aplicada no primeiro mês de vida e é capaz de prevenir as formas mais graves da doença.

A quimioprofilaxia, que consiste em tomar remédios por seis meses, é indicada para algumas pessoas que não estão doentes, mas que apresentam um grande risco de contágio. É sempre indicada por um profissional de saúde, após uma consulta.

Diagnóstico

Toda pessoa que apresente tosse por 3 ou mais semanas deve procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência para ser avaliada por um médico e realizar o exame do escarro (baciloscopia). Este exame é muito importante, pois permite descobrir aqueles doentes que eliminam os bacilos e que são, portanto, fonte de transmissão.

Além do exame de escarro, o profissional de saúde também poderá pedir uma radiografia do tórax. Outros exames, como a cultura de escarro e um teste chamado PPD também podem ser necessários.

Tratamento

Todo paciente com tuberculose pode ser curado, desde que siga corretamente as orientações do médico e dos demais profissionais de saúde responsáveis pelo acompanhamento.

Fontes (e saiba mais): Portal da Saúde e Secretaria da Saúde de São Paulo