Diabetes: 5 dicas para garantir qualidade dos exercícios físicos

Diabetes: 5 dicas para garantir qualidade dos exercícios físicos

14 de novembro de 2013

Diabetes: 5 dicas para garantir qualidade dos exercícios físicosA diabetes é uma doença que atinge mais de 350 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo no Brasil cerca de 10 milhões. A doença é provocada pela deficiência na produção e ação da insulina, hormônio produzido pelo pâncreas e que ajuda no aproveitamento da glicose como fonte de energia.

No post de hoje vamos dar cinco dicas para os diabéticos que não deixam de lado o exercício físico e querem manter uma vida saudável.

Entenda também a relação entre diabetes e genética acessando aqui. 

1. Ter acompanhamento médico. A orientação de um profissional de saúde é importante até mesmo para definir um programa de exercícios físicos. Algumas opções de atividades aeróbicas são corrida, ciclismo e natação (geralmente a mais recomendada por reduzir o risco de tontura e de outros problemas associados à hipotensão postural). 

2. Checar as taxas de açúcar antes, durante e após o treino. É recomendável que na natação seja checado 15 minutos antes, 20 minutos após o início e no final. A sensação de bem-estar na água pode mascarar a hipoglicemia.

3. Ter sempre alimentos que tenham carboidrato ação rápida. Balas, chocolates e barras de cereais ajudarão a corrigir casos de hipoglicemia. Também é recomendável que leve um cartão de identificação de diabético no caso de alguma emergência.  

4. Beber muita água. O organismo do portador de diabetes perde mais água para compensar os altos e baixos da glicose. Para conseguir regularizar e hidratar-se mais, é fundamental o consumo de água antes, durante e após o treino, não importando o clima.

5. Não abrir mão do alongamento.  Além de diminuir os riscos de rigidez nas articulações, ajuda a aliviar dores e tensões musculares no pescoço, nas costas e nas pernas.

Ainda com dúvidas sobre diabetes? Acesse aqui e tire suas dúvidas sobre os tipos de diabetes e sua relação com a genética.

Saiba mais

http://goo.gl/2VeAkW

http://goo.gl/zo80fK

http://goo.gl/UYB2GD