lig_0041_14e_dia_combate_cancer

Hábitos saudáveis podem combater o câncer

27 de novembro de 2014

O Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado hoje (27 de novembro), é uma data para refletir: que comportamentos você tem adotado para preservar a sua vida?

Muitas pesquisas vêm comprovando que, aproximadamente, um terço das mortes por câncer está relacionada a estilos de vida não saudáveis, como o consumo de tabaco e de bebidas alcoólicas, alimentação inadequada e sedentarismo.

Alimentação

Alguns fatores de risco podem ser evitados, diminuindo as chances de desenvolvimento da doença. Um indivíduo que possui hábitos de vida saudáveis, ou seja, não fuma nem consome bebidas alcoólicas, pratica atividades físicas regularmente e se alimenta de maneira saudável, fortalece a proteção do seu organismo.

O ideal, dentro de uma alimentação saudável, é consumir – no mínimo – cinco porções de frutas, verduras e legumes por dia, sendo que alimentos cozidos e assados devem ser priorizados no lugar das frituras.

Recomenda-se também incluir grãos, cereais integrais, leite e derivados desnatados nas refeições e ficar longe dos alimentos ou bebidas ultraprocessadas, como biscoitos recheados e refrigerantes. O ideal é trocar refrigerantes e bebidas industrializadas por água e sucos de frutas naturais. E por falar em água, ela é uma excelente aliada, facilitando a absorção dos alimentos, diminuindo os riscos de infecções e contribuindo para o fortalecimento das defesas do organismo.

Obesidade

Já está comprovado que estar acima do peso aumenta as chances de uma pessoa desenvolver câncer e outras doenças. Sendo assim, é importante evitar tentações como salgadinhos, carne de porco, carne vermelha com gordura, embutidos (linguiça, salsicha e salame) e a gordura hidrogenada, presente em produtos como biscoitos, sorvetes e macarrão instantâneo.

E claro, não podemos deixar de fora as atividades físicas! Elas contribuem para a redução do estresse, auxiliam na manutenção do peso (reduzindo os riscos de desenvolvimento de doenças crônicas e câncer) e melhoram a disposição e a autoestima.

Bebidas alcoólicas e tabagismo

Você sabia que o consumo de álcool está associado a mais de 200 doenças? Ele pode aumentar o risco de câncer de boca, esôfago, fígado e mama, principalmente se combinado com o tabagismo.

E atenção! Parar de fumar é a regra mais importante para prevenir vários tipos de câncer, como os de pulmão, boca, estômago, bexiga e colo de útero.

Sexo com segurança

O preservativo é um item que nunca deve faltar nas relações sexuais, mesmo nas estáveis. Esse é o método para se prevenir muitas doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids, alguns tipos de hepatites e a sífilis. Também é uma das formas de prevenção do contágio pelo vírus do HPV, que está diretamente associado ao câncer de colo de útero.

Exposição ao sol

A exposição ao sol pode ser benéfica à saúde, porém, se não houver proteção adequada, este efeito pode ser outro. Entre 10h e 16h a radiação solar torna-se perigosa, aumentando o risco de câncer de pele. Aproveite o sol antes da 10h ou depois das 16h. Nesses horários o corpo absorve melhor a vitamina D, garantindo ossos mais fortes.

Lembre-se de usar bonés ou chapéus e óculos de sol, passe protetor solar com fator 15 ou mais na pele e nos lábios, e não se esqueça do guarda-sol na praia ou na piscina.

Fonte: Fundação do Câncer