imag_comp_hipertensão-01

O que é e como prevenir a hipertensão?

19 de fevereiro de 2014

Você sabe o que é hipertensão arterial? Ela acontece quando o sangue bombeado pelo coração pressiona demais as paredes dos vasos sanguíneos. Esse processo acaba envelhecendo precocemente veias e artérias, prejudicando todo o sistema cardiovascular.

Para adultos acima de 18 anos, a pressão pode ser considerada alta quando ultrapassa os 140×90 mmHg; e normal quando é menor que 120×80 mmHg. Esses números correspondem aos movimentos de esvaziamento e enchimento de sangue do coração, chamados de sístole e diástole

Certos hábitos e fatores podem influenciar os níveis da pressão arterial, além de favorecerem o quadro de hipertensão. Podemos destacar, por exemplo, o fator hereditário. Se existe um histórico familiar, aumentam as possibilidades de você também vir a ter hipertensão. Além disso, é preciso rever o nosso estilo de vida. Devem ser evitados o fumo, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, sedentarismo, a obesidade, o grande consumo de sal e os altos níveis de colesterol.

Mas, como o assunto aqui é a prevenção, vamos focar nos fatores que fazem bem ao coração e podem deixar a hipertensão longe. Substituir o sal por outros temperos, ter uma alimentação saudável e dormir bem são recomendações que sempre devem ser lembradas.

Não podemos deixar de fora a prática de atividades físicas, principalmente hoje, Dia do Esporte! Elas podem prevenir e controlar a hipertensão arterial. Por isso, mexa-se! Caso não possa frequentar uma academia, procure caminhar no seu bairro mesmo, ou andar de bicicleta. E opções de esporte também não faltam. Vale futebol, basquete, natação, tênis, vôlei. Enfim, opte por aquele com o qual você mais se identifica.

Para quem não tem condições ou tempo, a recomendação é mudar alguns hábitos diários, como evitar elevadores e usar as escadas. Sozinho ou com os amigos, abandone o sedentarismo e garanta uma vida mais saudável.

Saiba mais:

http://goo.gl/88QVo7

http://goo.gl/TmhNex