lig_0004_15b_midias_sociais_fevereiro_dia_mundial_do_cancer

Prevenir e combater o câncer

4 de fevereiro de 2015

O Dia Mundial Contra o Câncer, celebrado pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC), acontece no dia 4 de fevereiro. Fundada em 1993 – e com sede na Suíça – a UICC é a maior organização internacional de luta contra o câncer, com mais de 760 organizações participantes em 155 países. Seu objetivo é promover ações que resultem na queda da incidência do câncer no mundo, ressaltando que existem soluções para o controle da doença, e que elas estão ao nosso alcance. Algumas delas nós iremos compartilhar com vocês nesse post.

Escolhendo uma vida saudável

Ressaltar para a população a importância de se fazer escolhas saudáveis, reduzindo os fatores de risco social e ambiental para o câncer, é a chave para atingir a meta global de redução em 25% das mortes prematuras por doenças não transmissíveis (DNT) até 2025 – e para cumprir as metas da Declaração Mundial do Câncer.

Entre as metas a serem atingidas destacamos: o fortalecimento dos sistemas de saúde para assegurar o oferecimento sustentável de programas de controle do câncer efetivos e abrangentes, centrados no paciente, ao longo do curso da vida; diminuição global significativa do consumo de tabaco, excesso de peso e obesidade, alimentação não saudável, ingestão de álcool e sedentarismo, bem como a exposição a outros fatores de risco conhecidos; implantação de programas universais de vacinação para alguns tipos de câncer associados às infecções provocadas pelo papilomavírus humano (HPV) e pelo vírus da hepatite B.

As pessoas precisam estar conscientes de que pelo menos um terço dos cânceres mais comuns pode ser prevenido através da redução de consumo de álcool, dietas mais saudáveis e aumento da atividade física. O abandono do hábito de fumar previne o surgimento de 50% dos cânceres.

Potencializando a qualidade de vida

Também é possível melhorar a qualidade de vida dos pacientes, seus familiares e de seus cuidadores, pelo conhecimento do impacto do câncer em seu bem-estar físico, mental e emocional. Para isso, é necessário reduzir o estigma associado ao câncer e desfazer mitos e equívocos sobre a doença; ter acesso a um diagnóstico preciso do câncer, ao tratamento multiprofissional de qualidade, reabilitação e cuidados, mesmo paliativos ou de apoio – incluindo a disponibilização de medicamentos e tecnologias especiais, além de serviços efetivos de controle da dor e da gestão do estresse.

É importante manter redes sociais de apoio e falar sobre o câncer, em benefício do paciente e das pessoas de sua convivência. O apoio pode vir de várias fontes – parceiros, amigos, família, profissionais de saúde, conselheiros e grupos de apoio.

O câncer também pode ter um impacto significativo na saúde sexual – tanto dos homens como das mulheres. A procura pela ajuda dos profissionais de saúde e pelos serviços de apoio oncológico auxilia na adaptação às mudanças causadas pela disfunção sexual, podendo reduzir o ‘distress’ ou estresse patológico e melhorar a qualidade da vida dos pacientes e seus parceiros.

Promovendo a detecção precoce

Entre as metas da UICC está assegurar a disponibilidade e o acesso aos programas de detecção precoce da doença. Para isso, os programas de rastreio populacional e de detecção precoce devem ser implantados globalmente, e os níveis de conscientização pública e profissional sobre os importantes sinais e sintomas do câncer precisam ser aprimorados. Além disso, as oportunidades de treinamento e educação dos profissionais de saúde em todas as disciplinas de controle do câncer precisam ser aumentadas de forma significativa, especialmente nos países de renda média e baixa.

Esse objetivo ganha importância especialmente em ambientes onde há equívocos sobre o diagnóstico e tratamento, onde há estigmas culturais em torno do câncer, onde existe desigualdade entre os sexos e desigualdade social, o que leva as pessoas a demorar a procurar tratamento médico.

Estratégias para encorajar procura de auxílio médico devem ser desenvolvidas, incluindo a conscientização e orientação sobre os sinais e sintomas de alguns cânceres, e para compreender que a detecção precoce aumenta as possibilidades de cura e melhora a qualidade de vida das pessoas afetadas pela doença.

É essencial investir no desenvolvimento contínuo para equipar os funcionários dos serviços de saúde com os recursos e o conhecimento apropriados para reconhecer os sinais precoces e os sintomas de alguns tipos de câncer.

Fonte: Fundação do Câncer