Ovários são duas glândulas responsáveis pela produção dos hormônios sexuais femininos, progesterona e estrogênio. Eles têm também a função de produzir e armazenar os óvulos, que são liberados, um a cada mês e recolhidos pelas trompas uterinas, enquanto durar a vida reprodutiva da mulher.
Câncer de ovário é o câncer ginecológico mais difícil de ser diagnosticado e o mais letal. Sua incidência está associada a fatores genéticos, hormonais e ambientais. A história familiar é o fator de risco isolado mais importante (cerca de 10% dos casos). Câncer de ovário pode acometer a mulher em qualquer idade, mas é mais frequente depois dos 40 anos.
Não se sabe exatamente o que causa o câncer de ovário. Vários fatores parecem estar envolvidos, genéticos e não genéticos. Em geral, o câncer começa quando uma mutação genética transforma células normais em células cancerosas anormais. As células cancerosas se multiplicam rapidamente, formando uma massa (tumor).
Os principais fatores de risco para o câncer de ovário incluem:
Algumas coisas que diminuem o risco de uma mulher para o câncer de ovário como amamentação e ter feito uma laqueadura ou uma histerectomia.
Se você tem um histórico familiar de câncer de ovário ou de mama, você pode querer falar com o seu médico ou um geneticista para investigar mutações nos genes BRCA1 e BRCA2.
Fonte: Dr. Drauzio e Minha Vida