0202

O que são probióticos e prebióticos?

30 de abril de 2014

Alguns alimentos, além de matar a fome, promovem benefícios ao organismo e, por isso, são conhecidos como funcionais. Nesta lista incluímos os prebióticos e probióticos – componentes que ganharam fama por ajudar o intestino a trabalhar melhor, acabando com a incômoda e famosa prisão de ventre, problema que, segundo a Organização Mundial de Gastroenterologia (WGO) atinge cerca de 20% da população.

Conheça melhor os probióticos e prebióticos, saiba onde encontrá-los e aprenda a aproveitar seus benefícios:

Probióticos

Os probióticos são produtos farmacêuticos ou alimentares (podem ser encontrados em iogurtes e leites fermentados) que contêm um ou mais micro-organismos vivos, como os lactobacilos e as bifidobactérias. Depois de consumidos, esses micro-organismos dirigem-se principalmente para o trato gastrointestinal e urogenital, estimulando o funcionamento saudável dessas áreas.

Além disso, a função dos probióticos é colonizar e proteger a parede intestinal, evitando que moléculas alergênicas e micro-organismos patogênicos façam mal à saúde. Acredita-se que a presença desse exército pode evitar a formação de células responsáveis pelo desenvolvimento do câncer de cólon, por exemplo.

Para se beneficiar dos efeitos dos probióticos, basta investir no consumo de produtos que contenham estes micro-organismos. Isso pode ser feito por meio de suplementos – com indicação de médico ou nutricionista – ou de alimentos que reúnem certa quantidade desses compostos, como iogurtes e leites fermentados. Mas, atenção: os probióticos normalmente precisam ser mantidos sob refrigeração constante e têm pouco tempo de vida.

Prebióticos

Os compostos prebióticos são fibras não-digeríveis que funcionam como alimento para as bactérias intestinais benéficas, ou seja, os probióticos – daí ressaltamos a importância de apostar nessa dupla para reorganizar a flora intestinal.

Os representantes mais conhecidos desse grupo têm nomes complicados: frutooligosacarídeos (FOS) e “insulina vegetal”. Mas, o que interessa mesmo é que eles podem ser facilmente encontrados. Os FOS, por exemplo, estão concentrados em alimentos de origem vegetal que podem ser comprados na feira ou em supermercados, como cebola, alho, tomate, banana, cevada, aveia, trigo, mel e cerveja. Já a “insulina” está presente principalmente na raiz da chicória, e também no alho, na cebola, no aspargo e na alcachofra.

Além de ajudar no sistema imune, atuando com os probióticos, esses elementos auxiliam nas funções intestinais – evitando a constipação – e reduzem a absorção de gorduras e açúcares.

Para notar benefícios, os alimentos ricos em prebióticos devem ser consumidos diariamente. Mas, é importante frisar que pessoas com problemas intestinais não podem cometer exageros, já que, nesses casos o consumo de fibras pode resultar em diarreia ou flatulência.

Dica

O consumo dos alimentos prebióticos e probióticos deve ser estimulado. No entanto, é importante saber que uma vida saudável está relacionada não somente com os alimentos que são ingeridos, mas também com o estilo de vida, a hereditariedade, influência do meio ambiente e atividade física. Assim, é fundamental perceber que uma boa saúde não depende somente de alimentos funcionais e sim de vários fatores que juntos proporcionam uma vida saudável.

Fonte: IG e Mais Equilíbrio