85% dos casos de colesterol ruim são de origem genética

85% dos casos de colesterol ruim são de origem genética

25 de setembro de 2013

85% dos casos de colesterol ruim são de origem genéticaA Sociedade Brasileira de Cardiologia diminuiu o nível ideal de colesterol LDL de 100 para 70 em pacientes de alto risco. Também conhecido como colesterol ruim, ele se se acumula e forma placas de gorduras nas paredes das artérias de todo o corpo, entupindo artérias e aumentando o risco de infarto do miocárdio (como já falamos aqui e aqui). Mas nem sempre os exercícios e a alimentação balanceada conseguem baixar os níveis de colesterol.

Especialistas apontam que 85% dos casos de colesterol alto são decorrentes de fatores genéticos e os outros 15% originam do fator alimentar. Algumas pessoas têm uma dieta balanceada e praticam exercícios, mas mesmo assim não baixam os níveis de colesterol. Esses podem ser sintomas da hipercolesterolemia familiar.  

 O que é a hipercolesterolemia familiar (HF)?

A HF é resultado da uma alteração do gene envolvido no transporte e metabolismo do colesterol, mantendo os níveis de LDL altos no sangue. Uma das consequências são as complicações envolvendo as artérias, como a aterosclerose (veja mais aqui e aqui). Este processo se inicia muito cedo, existindo evidências de depósito de gotículas de gordura nas artérias de fetos de mães com colesterol alto. 

Também é uma doença mais comum que se imagina. Estima-se que um em cada 300 a 500 indivíduos sofrem de hipercolesterolemia familiar. Infelizmente a maioria só sabe dessa condição quando ocorrem acidentes cardiovasculares. Por isso a importância do diagnóstico precoce da HF, o acompanhamento desde cedo, e o auxílio de medicamentos que diminuem os níveis de colesterol. O laboratório LIG Diagnósticos Especializados é um dos laboratórios que oferece o diagnóstico dessa doença, através da técnica de Sequenciamento, analisando os genes APOB, APO B, CYP7A1, LDLR e PCSK9. 

Saiba mais

http://goo.gl/ZOMavb

http://goo.gl/EJ22od

http://goo.gl/OA88EU