Diabetic patient doing glucose level blood test

Dia Mundial do Diabetes

14 de novembro de 2014

Hoje, 14 de novembro, é o Dia Mundial do Diabetes. Esta data foi criada em 1991 pela IDF (International Diabetes Federation) em conjunto com a OMS (Organização Mundial da Saúde) como resposta às preocupações sobre os crescentes números de diagnósticos no mundo.

Dentre os objetivos da campanha mundial estão: incentivar os governos a implementar e fortalecer políticas para a prevenção e controle do diabetes e suas complicações; disseminar ferramentas para apoiar as iniciativas nacionais e locais para a prevenção e controle do diabetes; aumentar a conscientização dos sinais de alerta do diabetes e promover ações para incentivar o diagnóstico precoce; promover ações para reduzir os principais fatores de risco do diabetes tipo 2 e também para prevenir ou retardar as complicações do diabetes.

O que é diabetes?

Os alimentos sofrem digestão no intestino e se transformam em açúcar, a chamada glicose que é absorvida pelo sangue. Essa glicose no sangue é usada pelos tecidos como energia. A utilização da glicose depende da presença de insulina, uma substância produzida nas células do pâncreas. Quando a glicose não é bem utilizada pelo organismo ela se eleva no sangue, o que chamamos de hiperglicemia ou diabetes.

Sintomas

Aproximadamente metade dos portadores de diabetes tipo 2 desconhecem sua condição, uma vez que a doença é pouco sintomática. Quando presentes, os sintomas mais comuns são: urinar excessivamente (inclusive acordar várias vezes à noite para urinar), sede excessiva, aumento do apetite, perda de peso, cansaço, vista embaçada ou turvação visual e infecções frequentes, sendo as mais comuns as infecções de pele.

No diabetes tipo 2 esses sintomas, quando presentes, se instalam de maneira gradativa e muitas vezes podem não ser percebidos pela pessoa. Ao contrário do diabetes tipo 1, em que os sintomas se instalam rapidamente, em especial, urinar diversas vezes, sede excessiva e emagrecimento.

Quaisquer que sejam os sintomas, um médico deve ser procurado imediatamente para a realização de exames que esclarecerão o diagnóstico.

Diagnóstico

A maneira mais prática de se fazer o diagnóstico é através da dosagem da glicose no sangue, que é chamada glicemia. Pode ou não ser em jejum, a critério médico.  Segundo a Associação Americana de Diabetes, o resultado é considerado normal quando a taxa de glicose é de até 99 mg/dL, na dosagem feita em jejum.

Quando a taxa é de 100 a 125 mg/dL, a pessoa é dita portadora de glicemia de jejum inadequada. Recomenda-se então o teste oral de tolerância à glicose, e havendo dois exames com resultados acima de 125 mg/dL, diagnostica-se quadro de Diabetes mellitus. Fora do jejum, uma glicemia superior a 200 mg/dL, na presença de sintomas de diabetes, também é suficiente para o diagnóstico.

Há tipos de diabetes de forte caráter hereditário, e o LIG Diagnósticos Especializados disponibiliza vários testes genéticos para diagnóstico e aconselhamento familiar, sempre a pedido médico.

Fontes: Dia Mundial do Diabetes e Sociedade Brasileira de Diabetes