lig_0014_14A_img_comp_colesterol_2

Dia Nacional de Combate ao Colesterol

8 de agosto de 2014

Você sabia que diversos problemas de saúde são gerados pelas altas taxas de colesterol no organismo, que provocam derrame e infarto em casos mais graves? Para conscientizar a sociedade sobre esse assunto foi instituído o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, comemorado hoje, dia 08 de agosto.

Essa substância, que ajuda na formação da membrana das células do corpo e é base para a produção de hormônios sexuais, quando em excesso, ajuda na formação de placas de gordura na parede das artérias, dificultando a passagem do sangue, elevando o risco de enfarte, de acidente vascular cerebral (AVC), entre outras doenças cardiovasculares.

Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia apontam que o controle do colesterol reduz em 20% as chances de ocorrência de derrame, diminui 33% o risco de infarto e em até 25% o risco de morte por essas doenças. Só neste ano, até maio, 9.156 internações foram registradas no Espírito Santo por conta de problemas cardiovasculares.

A campanha deste ano da Sociedade Brasileira de Cardiologia contra o colesterol aponta que pelo menos 80% das mortes prematuras podem ser evitadas por meio de uma dieta saudável, atividade física regular, restrição do tabaco e álcool, e pelo controle efetivo da pressão arterial.

Importante: a preocupação dos especialistas em conscientizar as pessoas sobre os fatores de risco não se restringe apenas aos adultos. O excesso de frituras e o consumo de alimentos industrializados por crianças e adolescentes também contribui para o aumento do chamado colesterol ruim (LDL).

O colesterol é um tipo de gordura presente em grande parte dos alimentos, sobretudo na carne vermelha. Ele se divide em dois tipo: LDL, mau colesterol, e HDL, o famoso bom colesterol.

LDL - ele ajuda o colesterol a entrar nas células, fazendo com que o excesso seja acumulado nas artérias sob a forma de placas de gordura. As altas concentrações do mau colesterol no sangue estão associadas a um maior risco de doenças no coração.

HDL - esse colesterol é benéfico ao organismo, pois ele promove uma “faxina”, retirando o colesterol das células e facilitando a sua eliminação do organismo. Alguns estudos comprovaram que as altas concentrações do “bom colesterol” no sangue estão associadas a um menor risco de ataques cardíacos.

“Muita gente pensa que só quem está com excesso de peso estar com o colesterol elevado. Mas isso não tem a ver com o peso, e sim com a má alimentação. Quem abusa do consumo de frituras, biscoitos, sorvetes, alimentos preparados com gordura animal ou hidrogenada está contribuindo para a formação de placas de gordura em suas artérias”, destaca a cardiologista Simone Fialho, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Diagnóstico

Simples exames de sangue são utilizados para medir as taxas de colesterol e suas frações – HDL e LDL. Essa avaliação permite ao médico detectar o risco aumentado de doenças cardiovasculares e adotar medidas para reduzir as taxas dessa substância no organismo.

Simone lembra que somente por meio desses exames é possível saber se a pessoa apresenta níveis alterados de colesterol, já que a doença não apresenta sintomas. Como forma de prevenção, a médica orienta o consumo de fibras: verduras folhosas, aveia, linhaça e massas integrais.

Tratamento

O tratamento, na maioria dos casos, consiste em adotar hábitos alimentares mais saudáveis e praticar exercícios físicos regularmente.

É importante ressaltar que os casos que não se resolvem com a mudança do estilo de vida – dieta e exercícios – necessitam de tratamento medicamentoso.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde (Sesa)