shutterstock_49854568

Série Chegada do Verão: use sempre o protetor solar

19 de dezembro de 2014

Hoje começa oficialmente o verão, a estação mais animada e quente do ano! Mas, os cuidados com a saúde não podem ser esquecidos e, como no calor é mais difícil resistir às praias, piscinas e atividades ao ar livre, é preciso saber o que fazer para proteger a pele.

O básico da proteção é o uso do protetor solar UVA e UVB e, no verão, o fator de proteção deve ser maior. Na praia, até mesmo embaixo de barraca e guarda-sol, deve-se usar filtro solar, porque a pele pode ser afetada pelo reflexo do sol na areia.

O protetor deve ser aplicado a cada duas horas e quem faz tratamento com ácidos ou clareadores com componentes químicos fortes deve mudar essas substâncias durante essa época do ano.

Crianças

Os cuidados com as crianças devem ser ainda maiores. Mesmo usando filtro, os pequenos não estão blindados contra os efeitos nocivos dos raios solares. Uma medida importante é evitar o sol entre 10h e 16h, lembrando que uma pausa na sombra é sempre recomendável. Os pais precisam saber que 80% dos danos à pele provocados pelo sol ocorrem antes dos 18 anos.

Fator de proteção

Acima do FPS 30 (Fator de Proteção Solar), o percentual de proteção sofre uma variação muito pequena. Enquanto o FPS 30, por exemplo, filtra 96,7% da radiação solar, o FPS 40 filtra 97,8%.

O protetor com FPS mais alto possui uma permanência maior na pele, devido a uma fórmula mais estável chamada fotoestabilidade. Ou seja, faz diferença sim o uso de um protetor com FPS acima de 30, principalmente se a pessoa ficar ao ar livre – em razão da maior permanência do produto na pele.

Dicas de cuidados com a pele no verão

- Opte por ir à praia antes das 10h e após às 16h;

- Escolha um filtro solar com proteção UVA e UVB;

- Aplique o filtro solar antes de sair de casa para que o produto possa ser absorvido pela pele;

- Passe protetor nas orelhas e use um filtro específico para os lábios. Lábios e orelhas são áreas também sujeitas ao câncer de pele e não podem ser esquecidas;

- Reaplique o protetor solar a cada duas horas, ou antes disso, em caso de transpiração excessiva ou de mergulhos prolongados;

- Outras formas de proteção solar: chapéus com abas, bonés, viseiras e óculos escuros. O couro cabeludo e os olhos também são áreas que precisam estar protegidas.

- Alimentos ricos em caroteno (pigmento que se deposita na pele e é encontrado no caqui, cenoura e beterraba) devem ser consumidos no verão. Além de saudáveis, vão deixar a pele um pouco mais “bronzeada naturalmente”.

Fonte: O Globo