Notícias

« Voltar

17 de Abril – Dia Mundial da Hemofilia

A data possibilita a divulgação da hemofilia e seus tratamentos para a sociedade em geral, além de alertar as pessoas com hemofilia e seus familiares sobre a importância da adesão ao tratamento preventivo.

Publicado em: 17.04.2017 às 2:06 pm

O mês de abril abriga uma das datas mais importantes para a comunidade dos transtornos da coagulação: 17 de Abril, intitulado Dia Mundial da Hemofilia.

A data possibilita a divulgação da hemofilia e seus tratamentos para a sociedade em geral, além de alertar as pessoas com hemofilia e seus familiares sobre a importância da adesão ao tratamento preventivo (profilaxia), assim como os benefícios que impactam diretamente na qualidade de vida dos que hoje se beneficiam deste tratamento no Brasil. Considerado o país com a 3o maior população registrada de pessoas com transtornos hemorrágicos do mundo, o Brasil soma 12 mil pessoas com hemofilia e mais de 22 mil pessoas com distúrbios da coagulação, incluindo a doença de Von Willebrand e outras coagulopatias raras.

A Federação Brasileira de Hemofilia (FBH) tem a missão de advogar pelo melhor tratamento e qualidade de vida de todas as pessoas com hemofilia, Von Willebrand e outras coagulopatias hereditárias do País. Atua junto aos órgãos governamentais na garantia da implementação e melhoria das políticas públicas de atenção às pessoas com coagulopatias, assim como desempenha um papel de suma importância na promoção de educação e informação aos usuários.

Por isso, durante todo o mês de abril, a FBH apoiará as ações do Dia Mundial da Hemofilia em todo o Brasil, enviando materiais educativos e recursos para realização dos eventos. As atividades estão sendo programadas pelas Associações Estaduais em parceria com os Centros de Tratamento de Hemofilia e contribuirão para conscientizar a sociedade em relação à hemofilia; promover informações sobre hemofilia e seus tratamentos para pacientes e familiares; mostrar os benefícios da profilaxia e tratamento domiciliar; incentivar a independência e autonomia do paciente e; promover a integração entre pacientes, familiares, Associações e profissionais dos CTH’s.

No Espírito Santo, o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo – HEMOES, é a referência para pacientes com doenças hematológicas (do sangue), disponibiliza atendimento multidisciplinar especializado, incluindo médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeuta e assistentes sociais, farmácia para distribuição de medicamentos específicos, transfusão de sangue e orientação.

Serviço

Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes)
Endereço: Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. A unidade funciona das 7h às 17h30min, de segunda-feira a sábado.
Tel. 3636-7903/7905/7906
Acesso: para ter acesso ao serviço, o paciente precisa ser referenciado pela rede básica de saúde ou por um hospital.

Saiba mais

11 Mitos e verdades sobre a Hemofilia