Notícias

« Voltar

Cartilha técnica padroniza conduta no processo de doação e transplante

A cartilha tem 32 páginas que abordam assuntos desde a identificação da morte encefálica até a captação do órgão.

Publicado em: 30.09.2014 às 5:47 pm

Profissionais envolvidos no processo de doação e transplantes de órgãos receberão uma cartilha técnica lançada com o objetivo de padronizar as condutas e, principalmente, viabilizar o potencial doador. O material começa a ser disponibilizado a partir desta segunda-feira (29).

A coordenadora da Central de Transplantes do Espírito Santo, Rosemary Erlacher ressalta que essa ação visa a aprimorar a qualificação de médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais de todos os hospitais no Estado. “Essa cartilha trata sobre todas as etapas do processo de doação e transplante, detalhando o papel de cada profissional”, explica.

A cartilha tem 32 páginas que abordam assuntos desde a identificação da morte encefálica até a captação do órgão. Segundo Rosemary, a reunião desses temas relacionados em um único material será importante durante as capacitações ministradas pela Central de Transplantes. Ao todo, foram editados 30 mil exemplares que serão disponibilizados gratuitamente.

“O lançamento da cartilha é mais uma ação que promovemos como parte da Semana Nacional de Doação de Órgãos no Espírito Santo. Nosso objetivo com isso é um só: aumentar o número de doações, salvando vidas e aumentando a qualidade de vida de quem aguarda por um transplante”, conclui a coordenadora.

Transplantes Realizados

Tab_Transplantes_290914

Lista de espera até agosto de 2014

Córnea – 139

Coração – 1

Fígado – 19

Rim – 833

 

Fonte: SESA