Notícias

« Voltar

CINCO PASSOS PARA SER UM DOADOR DE SANGUE

A princípio, qualquer pessoa pode doar, basta levar um documento oficial com foto e órgão expedidor (RG ou documento oficial equivalente) e se apresentar em um dos postos de coleta. Saiba mais!

Publicado em: 14.06.2018 às 10:00 am

Para realizar a doação, o voluntário deve estar dentro de uma série de critérios determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde que visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue. A princípio, qualquer pessoa pode doar, basta levar um documento oficial com foto e órgão expedidor (RG ou documento oficial equivalente) e se apresentar em um dos postos de coleta.

 

PASSO 1: VEJA SE ESTÁ DENTRO DOS REQUISITOS BÁSICOS.

Se você tiver entre 16 e 18 anos incompletos, a doação só poderá ser realizada mediante consentimento dos pais ou responsáveis legais. É possível ainda que o Hemocentro solicite a presença dos pais para a doação.

  • Ter até 69 anos, 11 meses e 29 dias de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita antes dos 60 anos;

Ter peso igual ou superior a 50 kg;

Estar alimentado, mas evite alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço, aguardar duas horas;

Estar descansado no dia da doação.

 

PASSO 2: VERIFIQUE OS IMPEDIMENTOS TEMPORÁRIOS.

Estar bem de saúde. Ou seja, se estiver gripado, resfriado, com febre, espere 15 dias após o desaparecimento dos sintomas;

Período gestacional;

Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana;

Amamentação;

Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.

Tatuagem e/ou piercing nos últimos seis meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação);

Não ter feito exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos seis meses;

Situações de risco acrescido para a contração de doenças sexualmente transmissíveis.

 

PASSO 3: CONFIRA SE NÃO ESTÁ DENTRO DOS CRITÉRIOS DEFINITIVOS DE IMPEDIMENTO.

Hepatite após os 11 anos de idade;

Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;

Uso de drogas ilícitas injetáveis;

 

PASSO 4: ENCONTRE O LOCAL DE DOAÇÃO MAIS PERTO DE VOCÊ:

Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes)

Tel. 3636-7900/7920/7921 – Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona de segunda-feira a sábado, das 07 às 17h30.

Unidade de Coleta à Distância da Serra

Tel. 3218-9429/ 3218-9242. Avenida Eudes Scherrer Souza, s/n (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva). Funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 07h às 15h20.

Hemocentro de Linhares

Tel. (27) 3264-6000/3264-6019 – Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 07 às 12h30.

Hemocentro Regional de Colatina

Tel. (27) 3717-2810 – Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07 às 12h30.

Hemocentro Regional de São Mateus

Tel. (27) 3767-7957 – Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07 às 12h30.

 

PASSO 5: NÃO QUEBRE O CICLO DE SOLIDARIEDADE!

Se você for homem, aguarde 60 dias e seja solidário novamente! Se você for mulher, aguarde 90 dias para doar sangue outra vez. Só não vale exceder o limite de quatro doações em um período de 365 dias para homens e de três doações para mulheres.

A sinceridade ao responder as perguntas do questionário que antecede a doação é importante para evitar a transmissão de doenças aos pacientes. No período da janela imunológica, em que ocorre a contaminação da pessoa por um determinado agente infeccioso, os exames são negativos, mas mesmo assim o sangue doado é capaz de transmitir o agente infeccioso aos pacientes que o receberem.

Tratamento médico e dentário, uso de medicamentos, viagens recentes e outros critérios também serão avaliados na ocasião da entrevista clínica pré-doação. Doe sangue com responsabilidade. Se você quiser apenas fazer um exame para Aids, não doe sangue. Neste caso, procure um Centro de Testagem Anônima e gratuita. Informe-se pelo Disque-Saúde: 0800-61-1997.

RESULTADO DA DOAÇÃO SANGUÍNEA

A cada doação de sangue, são realizados exames, um dos exames, informa o tipo sanguíneo e o fator RH. O resultado dos exames, ou seja, a sua carteirinha de doador, poderá ser entregue 20 dias depois da doação.

Fonte: Blog Governo da Saúde