Notícias

« Voltar

Especialista em Genética Médica e Genômica – qualificação é sinônimo de saúde e segurança para o paciente

Diretor do Título de Especialista, Dr. Hector Yuri Conti Wanderley, diz que o exame busca qualificar ainda mais a Genética Médica do país

Publicado em: 7.02.2019 às 2:52 pm

A medicina brasileira segue os rumos da mais alta capacidade e profissionalismo do Mundo. Pensando nisso, a Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM) preparou um Grupo de Trabalho destinado a desenvolver o Título de Especialista em Genética Médica e Genômica, uma distinção que visa qualificar ainda mais os profissionais associados. O exame é uma forma de reconhecer o profissional, e constatar a aptidão para exercer atividades com responsabilidade e competência técnica, para o cuidado integral de famílias e pessoas.

O médico geneticista e diretor do Título de Especialista, Hector Yuri Conti Wanderley, explica a razão de uma prova para valorizar os profissionais.

– A obtenção do selo de especialista representa a conquista do reconhecimento oficial da formação e habilitação especializada. As repercussões profissionais têm-se tornado cada vez mais evidentes com a crescente valorização do título pela sociedade de um modo geral. Além disso, a posse dele credencia o médico a participar mais ativamente da SBGM – explica o doutor.

O Grupo de Trabalho (GT) responsável por elaborar a prova anualmente, se reuniu pela primeira vez em novembro do ano passado, em Vitória (ES), numa oficina do Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM), onde abordaram a importância, o significado do Título de Especialista e outras iniciativas.

– O grupo também irá implementar uma série de avaliações para médicos residentes em Genética Médica e Genômica, de acordo com as novas normas pedagógicas, para ratificar a qualificação dos titulados – salienta o diretor Hector Yuri Conti Wanderley.

A próxima reunião está prevista para abril, onde a equipe de médicos responsáveis se reunirá novamente para alinhar ainda mais os futuros projetos. O exame do Título de Especialista deste ano, será em Salvador (BA), entre os dias 1 e 5 de julho de 2019, no período do Pré-Congresso e Congresso Brasileiro de Genética Médica e Genômica.

Fonte: Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM)