Notícias

« Voltar

Novembro Azul: inclua a prevenção na sua rotina

No mês de novembro a campanha de conscientização será em prol do Novembro Azul.

Publicado em: 4.11.2015 às 11:56 am

No mês de novembro a campanha de conscientização será em prol do Novembro Azul. O LIG Laboratório distribuirá cartões alertando para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas. Com o slogan “Inclua a prevenção na sua rotina”, a campanha mostra um homem checando suas atividades do dia e, entre elas, a consulta ao proctologista para realização do exame de próstata.

Realizada pelo quarto ano consecutivo, a campanha mobilizou, somente no ano passado, 1400 ações em todo o País, com a distribuição de cinco milhões de folhetos informativos em 23 Estados e no Distrito Federal. De acordo com o Instituto Lado a Lado pela Vida, idealizador do Novembro Azul, estão previstas diversas atividades, como Circuitos da Saúde, palestras em empresas para conscientizar os funcionários sobre a importância da prevenção, ações em estradas, estádios de futebol e locais públicos de grande circulação, além da iluminação de vários monumentos públicos de azul.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a cada seis homens, um é portador de câncer de próstata. A estimativa do órgão é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, um caso a cada 7,6 minutos. A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal.

A recomendação é que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para realizar os exames preventivos anualmente. Indivíduos com história familiar de câncer de próstata, da raça negra, sedentários e obesos devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos, pois possuem maior risco de desenvolver a doença. Quando diagnosticada precocemente as chances de cura da doença são de, aproximadamente, 90%.

Fique atento e procure seu médico para fazer o check up.