Notícias

« Voltar

O QUE É O WMDD?

O Dia Mundial do Doador de Medula Óssea (World Marrow Donor Day - WMDD) é comemorado globalmente no terceiro sábado de setembro. Em 2018, o WMDD será realizado no sábado, 15 de setembro de 2018. O dia será comemorado em mais de 50 países em todo o mundo, atingindo centenas de milhares de pessoas e resultando em uma grande cobertura da mídia.

Publicado em: 10.09.2018 às 12:42 pm

A campanha, que originalmente foi realizada como um evento europeu na Itália, Espanha, França e Bélgica, foi expandida pela WMDA para uma celebração mundial em 2015.

O principal objetivo da WMDD é agradecer a todos os doadores em todo o mundo. Doadores não relacionados, doadores familiares, doadores de sangue do cordão umbilical, doadores que já doaram e doadores que estão no registro global esperando para doar.
O objetivo secundário é conscientizar o público em geral e os tomadores de decisão sobre a doação de células-tronco e o impacto do transplante de células-tronco nas vidas dos pacientes. Para muitas crianças e adultos que precisam de um transplante, não podemos encontrar uma correspondência dentro do registro global de 30 milhões de doadores e, portanto, mais potenciais doadores voluntários precisam ser recrutados. Isto é especialmente verdadeiro para pacientes com raça mista ou de minorias étnicas.

O WMDD visa principalmente o público em geral, mas também busca conscientizar os formuladores de políticas, autoridades públicas, representantes da indústria, pesquisadores, profissionais de saúde e qualquer pessoa que tenha interesse genuíno em doação de células-tronco e transplante de células-tronco.

                                                                                                                                                                                                                    ‘
Fonte: WMDD