Notícias

« Voltar

Paul Terasaki, o Doutor que revolucionou os transplantes

Faleceu ontem Dr. Paul I. Terasaki, cientista que revolucionou a histocompatibilidade para transplantes e contribuiu muito para o sucesso desse tratamento tão importante.

Publicado em: 26.01.2016 às 4:25 pm

Faleceu ontem Dr. Paul I. Terasaki, cientista que revolucionou a histocompatibilidade para transplantes e contribuiu muito para o sucesso desse tratamento tão importante.

Entre outros feitos, desenvolveu um método rápido, preciso e sensível de microtoxicidade para detectar anticorpos contra o doador num candidato a receptor, antes da realização do transplante, evitando desse modo muitas rejeições.

O teste de microtoxicidade também era muito usado para tipagem HLA (antígenos leucocitários humanos) das pessoas que pretendiam doar ou receber órgãos através de transplantes, porque já se sabia que pares doadores-receptores mais semelhantes geneticamente davam melhores resultados. Esse teste logo foi adotado como padrão internacional para tipagem de tecidos. Após alguns anos, Dr. Terasaki desenvolveu técnicas cada vez mais rápidas e precisas para tipagem molecular, usando DNA – que são usadas até hoje.

Dr. Terasaki pesquisou por anos os processos de rejeição humoral (causada por anticorpos) de transplantes, publicou muitos livros e artigos científicos. Ele recebeu muitos prêmios, incluindo o Prêmio Medawar, que reconhece os investigadores cujas contribuições tiveram uma profunda influência no campo de transplante de órgãos.

Entre as diversas atividades de sua intensa vida, dirigiu o Tissue Typing lab da UCLA, California, EUA, de 1969 a 1999, e fundou a One Lambda, Inc. em 1984, empresa que desenvolveu e forneceu aos centros transplantadores de todo o mundo técnicas, reagentes e ferramentas para melhorar a qualidade dos transplantes de órgãos e tecidos.

O LIG Laboratório e toda a comunidade envolvida com transplante de órgãos e tecidos rende homenagens a Dr. Tearasaki.