Dados do Exame

« Voltar

Busca de Exames

O Abacavir é um inibidor de transcriptase reversa, usado em terapia antiviral. anti-retroviral combinada para o tratamento da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV).

5-8% dos pacientes apresenta reação de hipersensibilidade à droga, e esse efeito adverso ocorre geralmente nas 6 primeiras semanas da terapia anti-retroviral. Os sintomas de hipersensibilidade incluem erupção cutânea, febre, mal-estar, distúrbios gastrointestinais e respiratórios. Formas graves da erupção cutânea podem resultar em síndrome de Stevens-Johnson, necrólise epidérmica tóxica ou lúpus eritematoso sistêmico. Após interrupção do uso de Abacavir, o quadro do paciente melhora em até 72 horas,e a reintrodução da droga pode levar a uma reação grave, e até mesmo fatal.

A reação de hipersensibilidade ao Abacavir  tem sido associada ao alelo HLA B*5701. A realização de tipagem HLA ajuda os médicos a identificar os pacientes de risco para essa terapia.

Exame HLA B*570: Hipersensibilidade ao Abacavir
Distúrbio Hipersensibilidade ao Abacavir
Material 10ml sangue total EDTA
Método PCR em Tempo Real
Marcador/Fator Analisado Presença do alelo HLA B*5701
Resultado Consultar o site com senha individual, fornecida durante atendimento.
Observações Preparo do paciente: Agendar o exame com o laboratório, para marcação de data e recebimento de instruções. Não é necessário jejum. Este exame é feito somente com solicitação médica e mediante a assinatura de termo de consentimento pelo cliente ou por seus responsáveis, em caso de menores de idade.