Dados do Exame

« Voltar

Busca de Exames

Tipagem HLA

Consiste na identificação molecular dos genes do Sistema HLA do indivíduo, que coordenam a produção de proteínas HLA, localizadas nas membranas celulares, e muitas vezes chamadas antígenos HLA.

Há vários grupos de genes HLA: A*, B*, C* (classe I), DQ*, DR* (classe II), e outros. Esses genes, presentes em todas as células nucleadas humanas, participam da identificação e resposta imunológica a substâncias estranhas ao organismo. Formam um sistema polimórfico complexo, fazendo com que os tecidos de um indivíduo contenham genes e proteínas HLA diferentes daqueles encontrados nos tecidos de outra pessoa, a não ser que sejam gêmeos univitelinos.

Esse fato é muito importante quando uma pessoa necessita de receber um órgão ou tecido de outra pessoa, através de um transplante: é necessário que haja compatibilidade entre os tecidos de doador e receptor, ou seja, Histocompatibilidade, para que o transplante tenha mais sucesso.

Para avaliar o grau de histocompatibilidade entre duas pessoas, faz-se análise genética molecular dos genes HLA (Tipagem HLA) de cada uma, e compara-se o resultado. Quanto maior o grau de histocompatibilidade, melhor.

Alguns tipos especiais de genes HLA estão associados a doenças, como espondilite anquilosante, diabetes insulino-dependente tipo 1, e doença celíaca. Outros são relacionados a reações a medicamentos, como carbamazepina, varfarina e abacavir.

A Tipagem HLA pode ter média resolução, quando se identifica o grupo a que o(s) gene(s) pertence(m). Ou de alta resolução, quando se identifica(m) o(s) alelo(s) do(s) gene(s). Pode compreender um gene apenas, um grupo, ou vários genes HLA.

Exame Tipagem HLA
Distúrbio Transplante de órgãos ou tecidos; Espondilite anquilosante; reações a Abacavir
Material 4ml sangue total EDTA
Método PCR-SSO com Luminex; PCR-SSP alelo-específico
Marcador/Fator Analisado Identificação de genes HLA classe I e classe II
Resultado Consultar o site com senha individual, fornecida durante atendimento.
Observações Preparo do paciente: Não é necessário jejum. Este exame é feito somente com solicitação médica e mediante a assinatura de termo de consentimento pelo cliente ou por seus responsáveis, em caso de menores de idade. Agendar o exame com o laboratório, para marcação de data e recebimento de instruções.