Dados do Exame

« Voltar

Busca de Exames

Prova Cruzada de Linfócitos (Cross-Match):

Consiste em juntar, em laboratório, amostras de soro do receptor e células (linfócitos) do doador, simulando o que ocorreria num transplante de órgãos. Se o receptor tiver, na circulação sanguínea, anticorpos contra antígenos HLA das membranas celulares do doador, poderá rejeitar fortemente o órgão recebido através de transplante. Nesse caso, a Prova Cruzada é considerada positiva, e o transplante, em geral, é contraindicado.

A Prova Cruzada pode usar apenas linfócitos totais, sem separação de subtipos, sendo chamada Prova Cruzada Inicial. É usada geralmente no início da análise médica de estudos familiares para transplante.

A Prova Cruzada com Linfócitos T e B envolve, além da separação de tipos celulares, uso de substâncias que aumentam a sensibilidade do teste.

Exame Prova Cruzada de Linfócitos (Cross Match)
Distúrbio Transplante de órgãos e tecidos
Material Fazer contato com o laboratório
Método Citotoxidade dependente de anticorpo
Marcador/Fator Analisado Presença, no soro do receptor, de anticorpos contra antígenos HLA do doador
Resultado Consultar o site com senha individual, fornecida durante atendimento.
Observações Preparo do paciente: Não é necessário jejum. Este exame é feito somente com solicitação médica e mediante a assinatura de termo de consentimento pelo cliente ou por seus responsáveis, em caso de menores de idade. Agendar o exame com o laboratório, para marcação de data e recebimento de instruções.