Já estamos na Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea. Os principais objetivos são aumentar e atualizar o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), e conscientizar a população sobre as doenças tratadas com o transplante de medula.
A leucemia é uma das mais conhecidas e que utiliza como tratamento o transplante de medula, mas não é a única. Conheça outras doenças que você pode ajudar a curar tornando-se um doador.
Os linfomas se originam nos gânglios, que são os responsáveis pela produção das células de defesa e dos vasos que as conduzem pelo corpo. Com a infecção dos glóbulos brancos, a enfermidade se espalha pelo organismo, atingindo vários órgãos.
É um tipo de câncer que se desenvolve dentro da medula óssea e provoca o crescimento irregular das células responsáveis pela produção de anticorpos (plasmócitos), causando anemia e deixando os ossos frágeis.
Essas são algumas das enfermidades que o transplante de medula óssea pode combater. Seja um doador e salve milhares de vidas. Uma delas pode ser de um familiar, conhecido ou até a sua.
Aqui no Espírito Santo os endereços para se tornar um doador são:
Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (HEMOES)
Av. Marechal Campos,1468 – Maruípe – Vitória
Telefone: (27) 3137-2458 / 3137-2463 / 2438
HEMOES São Mateus
Av. Otovarino Duarte Santos, km. 2, s/nº – Parque Washington – São Mateus
Telefone: (27) 3773-7226
HEMOES Linhares
Av. João Felipe Calmon, 1305, Linhares/ES
(27) 3171-4361
HEMOES Colatina
R. Cassiano Castelo, s/n, centro, Colatina/ES –
(27) 3177-7930 (recepção)
Unidade de doação de sangue na Serra
Av. Eudes Scherrer de Souza, s/n, Laranjeiras, Serra/ES (anexo ao Hospital Dório Silva)
Tel (27) 3338-7373
Saiba mais sobre a doação de medula óssea