A citometria de fluxo é uma técnica rápida e com grande precisão, utilizada para contar, analisar e classificar partículas microscópicas suspensas num meio líquido. Uma das grandes vantagens dessa técnica é realizar a análise simultânea de diversas características físicas e químicas de uma célula.
Nesse tipo de técnica, as partículas são suspensas num meio líquido e aspiradas por um aparelho chamado Citômetro de Fluxo. A passagem de feixes de raios laser faz com que os fluorocromos emitam sinais fluorescentes, ajudando a medir simultaneamente diversos parâmetros de cada partícula. Esse tipo de medição é conhecida como Citometria de Fluxo Multiparamétrica.
A utilização desse método é amplo, indo desde áreas como a hematologia, imunologia, cancerologia, ciclo celular, embriologia, farmacologia até mesmo em pesquisas oceanográficas e em estudos cromossômicos. Mas as aplicações mais comuns são em exames como a Tipagem HLA molecular – pela união do DNA extraído a esferas magnéticas marcadas – e o Painel de Reatividade de Células (PRA), que detecta anticorpos no soro de pacientes à espera de transplante de órgãos (conheça mais sobre a doação de órgãos no Brasil).
Ficou curioso? Veja mais detalhes sobre a técnica de citometria de fluxo na animação da empresa Life Technologies:
Saiba mais