“Vem chegando o verão / O calor no coração / Essa magia colorida / São coisas da vida…”.
Nesse clássico dos anos 90, Marina Lima falou do calor, da paquera na praia, mas esqueceu do mais importante: os perigos dos raios ultravioleta. Mas como ficaria difícil achar uma rima para isso, resolvemos explicar a importância da proteção contra os raios solares.
O que são os raios ultravioleta?
Também chamada de UV, eles são um tipo de radiação emitida pelo sol. Uma das funções dos raios é ajudar o nosso corpo na produção da vitamina D, que auxilia a absorção do cálcio pelos ossos. Em excesso, essa radiação pode causar queimaduras e até mesmo o câncer de pele, como já falamos aqui. Mas isso pode ser evitado com o uso de bloqueadores e protetores solares.
Qual a diferença entre bloqueadores e filtros solares?
Os bloqueadores solares são feitos de dióxido de titânio e óxido de zinco, que refletem a radiação solar e evitam o “bronzeamento”. Por isso a pele não absorve o produto, deixando uma camada pastosa. Geralmente é utilizado por pessoas muito claras e de pele sensível.
Já os filtros solares absorvem a radiação e a torna inofensiva para a pele. Por isso é importante a escolha de um produto de acordo com o tom de pele e o Fator de Proteção Solar (FPS). Esse índice determina o tempo de exposição que uma pessoa pode ficar exposta no sol sem que a pele fique vermelha.
Veja a maneira correta de aplicar o protetor solar no corpo:
Fonte: http://goo.gl/dZj9td
Saiba mais