Estamos no verão e com ele vem os dias de sol, praia, viagens e baladas. Mas por outro lado muita gente se descuida da saúde e surgem algumas doenças dessa época. Uma das principais portas de entradas de doenças como a micose é o pé.
Conheça mais sobre essa doença que insiste em aparecer no verão e atrapalhar seu descanso.
O que é a micose?
Ela é causada pela proliferação de fungos, que se multiplicam mais rápido em ambientes quentes e úmidos e ricos em queratina, como couro cabeludo, axilas, entre os dedos e virilhas. Por isso é mais comum aparecerem micoses nos pés e em locais íntimos do corpo. Ela provoca coceira e manchas brancas ou vermelhas na pele.
Como evitar?
Manter o corpo seco é a principal prevenção contra esse tipo de fungo. Ter cuidado ao enxugar-se após o banho e dar uma atenção especial aos locais com dobras, como axilas e entre os dedos evitam que esses locais fiquem úmidos. Também é recomendado não passar muito tempo com roupas molhadas e dar preferência a tecidos leves e que ajudem na transpiração.
Como tratar?
Existem medicamentos antifúngicos em diversas formas: creme, spray, loção, pomada ou shampoo. Dependendo da indicação de um dermatologista, o tratamento pode durar de sete a 60 dias (se for o caso da micose na unha, pode chegar a durar um ano). A grande dificuldade da cura está na dificuldade de eliminar os fungos. Por isso é importante evitar que a micose se espalhe pelo corpo, não partilhando objetos pessoais e roupas de banho e cama, além de não coçar os locais com a micose, já que pode se espalhar.
Saiba mais