Você já ouviu falar da campanha “Eu Assumi”, da ABTO (Associação Brasileira de Transplante de Órgãos)? Ela ressalta a importância de comunicar aos familiares o desejo de doar os órgãos, já que só eles podem decidir sobre o assunto.
A campanha começou a ser veiculada na internet no dia 07/04 e conta com Luana Piovani como garota-propaganda. “Optei por ser doadora de órgãos porque, para mim, essa questão é muito simples. Se eu não vou precisar mais, por que não ajudar alguém que precisa? É uma opção de vida e eu me sinto lisonjeada de ser uma comunicadora dessa ideia”, diz Luana.
O projeto também ensinará às pessoas como se declarar doador de órgãos através do Facebook, – clicar em ‘Evento Cotidiano’, depois em ‘Saúde, em Bem-Estar’ e encontrar a opção ‘Doador de Órgãos’. Não basta se declarar, mas é preciso ‘taguear’ os familiares para que eles tenham conhecimento. Para a ABTO, quando eles sabem dessa decisão dificilmente vão contrariar o desejo da pessoa.
Até agosto de 2013, 135 mil usuários da rede social expressaram a intenção. O número é resultado da parceria firmada entre o Ministério da Saúde e o Facebook desde agosto de 2012. Atualmente 24 mil brasileiros estão na fila de espera por órgãos.
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Fonte: Época