No dia 16 de abril é comemorado o Dia Mundial da Voz, data que visa alertar a população sobre a importância da voz e dos cuidados necessários para que ela seja preservada e, assim, sejam evitados distúrbios e falhas, como rouquidão ou cansaço para falar.
Falar sem esforço, articular bem as palavras, beber bastante água, fazer repouso vocal, evitar pigarrear, sussurrar ou gritar e manter boa postura corporal ao falar são algumas das principais recomendações dos especialistas para o bom cuidado do aparelho vocal.
O Dia Mundial da Voz é comemorado desde 2013 e, ao longo desses anos, inúmeras ações, como reportagens, conferências, workshops, palestras e mais, foram realizadas com o objetivo de promover a saúde vocal. Sabe-se que a população em geral já está mais alerta às alterações da voz, o que tem permitido o diagnóstico precoce de novas doenças.
Especialistas também alertam contra os principais vilões da saúde vocal: o cigarro e a bebida alcoólica. Quando a fumaça é tragada, por conta do calor, agride todo o sistema respiratório, principalmente as pregas vocais. O excesso de bebida alcoólica também é prejudicial, porque diminui a sensibilidade. Como não conseguimos controlar o esforço que utilizamos ao falar, podemos exagerar, causando um grande desgaste nas cordas vocais, além de irritação, edema, tosse, pigarro e infecções.
Fonte: Portal Brasil