Que o surgimento das lentes de contato representa um grande salto em termos de conforto e praticidade, disso ninguém tem dúvida. Mais leves, fáceis de transportar, as lentes corretivas são, nas palavras de quem as utiliza (e se adapta a elas), um grito de liberdade e uma grande parceira estética.
Obviamente, todo este conforto requer cuidados especiais. Trocas periódicas, assepsia constante e uma pausa para o sono e o banho são orientações mais que recomendadas para a manutenção da saúde ocular. Mas o que ocorre quando uma dessas orientações não é seguida? Uma jovem chinesa pagou para ver, e o preço foi muito alto.
Lian Kao, uma estudante de Taiwan, manteve um par de lentes de contato descartáveis em seus olhos durante seis meses, e acabou por perder a visão após ter seus globos oculares devorados por amebas. Foi diagnosticada com ceratite por Acanthamoeba (ameba presente na poeira, na água e no ar), infecção ocular causada por falta de limpeza das lentes. O caso foi divulgado no jornal britânico Daily Mail.
Segundo médicos que a atenderam no Hospital de Taipei, Kao deixou de fazer o que se espera de quem usa lentes de contato: limpeza regular, retirada durante o banho e ao nadar, e uso por até oito horas por dia.”A falta de oxigênio pode destruir a superfície do tecido epitelial, criando pequenas feridas, as quais as bactérias podem facilmente infectar e se estender para o resto do olho”, afirma Wan fang, diretor de oftalmologia do Hospital de Taipei.
De acordo com o médico, lentes de contato descartáveis devem ser usadas somente por um mês.
Aprenda a cuidar das lentes de contato
Com cuidados simples, o usuário de lentes de contato garante uma visão saudável e evita grandes problemas. São eles:
• Consulte sempre um oftalmologista de sua confiança;
• Observe o prazo de validade das lentes fornecido pelo fabricante;
• Respeite o período máximo de 12 h de uso (para lentes gelatinosas)
• Lave sempre as mãos antes de manusear as lentes;
• Use sempre um produto apropriado para a limpeza das lentes;
• Nunca use soro fisiológico na limpeza;
• Lave o estojo das lentes ao menos uma vez por semana e, se possível, troque-o a cada mês.
• Nunca durma com as lentes nos olhos;