Hoje, 15 de outubro, é o Dia Mundial de Lavar as Mãos. E neste post vamos focar na importância desse ato em ambientes hospitalares.
Os pacientes internados e a própria equipe hospitalar (médicos, enfermeiros e outros) podem garantir uma maior proteção a determinadas doenças com a adoção de uma rotina de lavagem das mãos – sempre que houver contato com o paciente. “Nesses ambientes a principal medida de controle de infecção é a lavagem das mãos. O médico examina um paciente e depois outro, se não lavar as mãos entre eles, pode levar bactérias”, afirma Gustavo Henrique Johanson, do Hospital Nove de Julho, em São Paulo.
Não podemos deixar os visitantes de fora dessa lista. Toda pessoa que entra em contato com alguém que esteja internado em um hospital precisa lavar as mãos antes e depois de entrar no quarto. Isso evita que um possível fator de contágio seja levado para fora do ambiente e infecte outros indivíduos.
Viu? Os cuidados de higiene dentro dos hospitais, principalmente com as mãos, são extremamente importantes. Logo abaixo você confere algumas dicas para garantir uma correta higienização.
Fontes: Bem Estar, IG Saúde e Portal Educação