lig_0004_15_serie_carnaval_camisinha

Proteção faz parte da sua fantasia!

13 de fevereiro de 2015

É Carnaval! Época de se divertir, viajar, cair na folia, conhecer novas pessoas e aproveitar cada momento. Mas, é importante ressaltar que alguns cuidados precisam estar na lista de todo folião – e entre eles está o uso da camisinha.

Além de evitar uma gravidez indesejada, a camisinha é o método mais eficaz para se prevenir contra doenças sexualmente transmissíveis (DST), como a Aids, alguns tipos de hepatites e a sífilis, por exemplo.

A maioria dos brasileiros (94%) sabe que a camisinha é melhor forma de prevenção às DST e Aids. Mesmo assim, 45% da população sexualmente ativa do país não usou preservativo nas relações sexuais casuais nos últimos 12 meses. Os dados, inéditos, são da Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira (PCAP). Realizada em 2013, a pesquisa entrevistou 12 mil pessoas na faixa etária de 15 a 64 anos, por amostra representativa da população brasileira.

Impermeablidade

A impermeabilidade é um dos fatores que mais preocupam as pessoas. Pesquisadores dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos esticaram e ampliaram 2 mil vezes o látex do preservativo masculino (utilizando-se de microscópio eletrônico) e não foi encontrado nenhum poro. Em outro estudo, foram examinadas as 40 marcas de camisinha mais utilizadas em todo o mundo. A borracha foi ampliada 30 mil vezes (nível de ampliação que possibilita a visão do HIV) e nenhum exemplar apresentou poros.

Onde conseguir?

O preservativo masculino é distribuído gratuitamente em toda a rede pública de saúde. Caso não saiba onde retirar, ligue para o Disque Saúde (136). Também é possível comprar a camisinha em farmácias e supermercados.

Fonte: Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais