03

Dicas para fazer o coração do seu pai mais feliz

9 de agosto de 2013

Que tal comemorar o Dia dos Pais por muito mais anos? Converse com ele sobre alguns cuidados que ajudam a fortalecer o coração. Nós separamos algumas dicas práticas para facilitar esse bate-papo com o seu “velho”. Realizar atividades aeróbicas, check-up anual e monitorar o peso são alguns exemplos.

 Cheque o Índice de Massa Corporal (IMC)

O IMC é usado para medir o equilíbrio entre o peso e a altura. Por isso, aproveite o final de semana e faça as contas para o seu pai. Para calcular é fácil: pegue o peso (em quilos) e divida pela altura (em metros) ao quadrado.

Fórmula para calcular o IMC =  Peso (em quilos) / Altura x Altura (em metros)

Compare com a tabela abaixo e verifique qual o IMC em que se encontra seu pai:

Peso normal …………. 18,5 a 24,9
Sobrepeso ……………. 25 a 29,9
Obesidade grau I …… 30 a 34,9
Obesidade grau II ….. 35 a 39,9
Obesidade grau III …. acima de 40

Você também pode fazer a conta e ver mais dicas aqui http://goo.gl/3UR941

Faça exercícios regulares

Convide seu pai para fazer atividades físicas com você. Especialistas apontam que o ideal é o mínimo de três vezes por semana, durante 30 minutos. Além de controlar a obesidade e fortalecer o sistema cardíaco, outros benefícios são a redução do estresse e o controle do colesterol. É fundamental que antes de iniciar os exercícios físicos seja realizado um check-up para ver como está a saúde.

Um dos exercícios pode ser a corrida intervalada. Corra durante 40 segundos a 80% da sua velocidade máxima e descanse por 20 segundos. Faça o máximo de repetições que conseguir. Esse tipo de exercício ajuda o corpo a enfrentar séries difíceis e picos cardíacos.

Veja outros exemplos de atividades em http://goo.gl/CYAJxH

Substituição de alguns alimentos

Trocar um alimento por outro mais saudável também ajudará na saúde do seu pai. Aquele almoço que você está planejando poderá contar com ingredientes mais saudáveis.

A carne vermelha é rica em gorduras saturadas, podendo desregular o colesterol e levar a diversas complicações ao coração, como a aterosclerose, aumentando o risco de infarto. Escolha carnes brancas, como frango e peixe, que conta com ômegas 3 e 6, aumentando o colesterol bom e diminuindo o ruim, além de vitaminas do complexo B, fibras e minerais.

Outros “convidados” que aparecem nas comemorações do Dia dos Pais são os salgadinhos industrializados, que são ricos em sódio – o que eleva a pressão sanguínea – e cheios de gordura trans, que podem levar ao entupimento dos vasos sanguíneos. Troque pelo salgadinho de soja, que é rico em isoflavona e também ajuda a regular os níveis de colesterol.

Confira outras dicas em http://goo.gl/H3IpkE

Dados

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou que mais de 17 milhões de pessoas morrem em todo o mundo, vítimas de doenças cardiovasculares. A maior parcela dessas mortes está entre os homens, sendo o infarto a principal incidência. Um dos motivos é que eles recorrem menos frequentemente do que as mulheres aos serviços de atenção primária e não realizam atividades de prevenção.