O Outubro Rosa já começou. O objetivo da campanha, criada em 1997 nos Estados Unidos, é conscientizar durante todo o mês de outubro sobre o câncer de mama. A mobilização visa reforçar a prevenção da doença, que quanto mais cedo é descoberta, maiores são as chances de cura.
O câncer de mama é o segundo mais frequente no mundo, sendo mais comum entre as mulheres, que correspondem a 22% dos novos casos anualmente. No Brasil, as taxas de mortalidade continuam elevadas, sendo registrados cerca de 52.680 casos da doença e 12.852 mortes em 2012.
Ter uma alimentação balanceada, praticar atividades físicas, não fumar, não abusar de bebidas alcoólicas, e controlar o peso corporal diminuem as chances de desenvolver a doença.
O ideal é que toda mulher com 40 anos ou mais procure, anualmente, um posto de saúde para ter suas mamas examinadas por um profissional de saúde. Um dos métodos mais conhecidos para descobrir algo errado com as mamas é o autoexame, porém é recomendável o acompanhamento de um especialista médico, independente do “diagnóstico”.
Um dos fatores que aumentam as chances de cura é o diagnóstico precoce, que pode ser realizados através do Painel MamaSNG, oferecido pelo LIG Diagnósticos Especializados.
O MamaSNG é um painel de sequenciamentos genéticos de nova geração (SNG), que estuda simultaneamente genes associados aos fatores hereditários e o risco para diversos tipos de neoplasias. É realizado através da técnica de sequenciamento (que já explicamos aqui) e analisa os genes relacionados ao câncer de mama: ATM, BARD1, BRCA1, BRCA2 BRIP1, MRE11A, NBN, RAD50, RAD51C, PALB2, STK11, CHEK2, PTEN, TP 53, CDH1, MUTYH e outros.
Com as informações é possível determinar se o paciente tem a predisposição genética para certos tipos de câncer, ajudando na aplicação de ações específicas para redução dos riscos e a escolha da terapia e tornando-a mais precoce e eficaz.
O Painel SNG também auxilia a identificar outros membros da família em situação de risco. Além do Painel MamaSNG, o LIG Diagnósticos Especializados oferece diagnósticos de outros cânceres hereditários como de ovário e cólon.
Saiba mais