Lavar as mãos é sinônimo de prevenção e higiene

Lavar as mãos é sinônimo de prevenção e higiene

15 de outubro de 2013

Lavar as mãos é sinônimo de prevenção e higiene“Depois de brincar no chão de areia a tarde inteira / Antes de comer, beber, lamber, pegar na mamadeira / Lava uma (mão), lava outra (mão) / Lava uma, lava outra (mão) / Lava uma …A doença vai embora junto com a sujeira / Verme, bactéria, mando embora embaixo da torneira / Água uma, água outra / Água uma (mão), água outra / Água uma”

Lembra de onde você já ouviu essa música?

Tocava em todos os capítulos do “Castelo Rá-Tim-Bum”, programa infantil da TV Cultura (relembre aqui). Escrita por Arnaldo Antunes, a música chamava a atenção das crianças para a importância do hábito de lavar as mãos. De acordo com a UNICEF, ter esse tipo de higiene pode reduzir o número de mortes relacionadas à diarreia em mais de 40% e os casos de doenças respiratórias agudas em 25%.

Esse hábito é tão importante que foi criado o “Dia Mundial de Lavar as Mãos” (saiba mais), comemorado em 15 de outubro. Com o tema “O poder está em suas mãos”, a campanha foca na importância do uso da água e do sabão para combater doenças, principalmente em crianças de países em desenvolvimento.


 Estima-se que 60 milhões de crianças nascem todos os anos num ambiente sem tratamento sanitário, resultando em doenças graves, podendo levar à morte.

Ter esse tipo de higiene também diminui as chances de contrair infecções estomacais, gripes, resfriados, doenças de pele, espinhas, dores de garganta e infecções no ouvido.

Mas não são somente crianças que se esquecem da importância desse hábito.

Será que você lavou as mãos quando teve contato com dinheiro? Antes de cozinhar e comer? Antes e depois de usar o banheiro? Depois de mexer em animais? Depois de usar transporte público? 

Esses locais são apontados como os mais “sujos” e com maior probabilidade de contaminação.

Lavar as mãos da maneira correta é fácil e você com certeza já deve ter visto:

Realize esse simples gesto e previna-se de doenças e infecções.

Saiba mais

http://goo.gl/rJr2gx

http://goo.gl/mjG6eU