O estudo dos seres vivos está presente há milhares de anos no mundo. Já estava na mumificação de cadáveres no antigo Egito, na classificação dos animais pelo grego Aristóteles e tomava uma forma mais científica com a publicação dos estudos da anatomia humana por Mondino de Luzzi no século XIV, culminando numa das descobertas que revolucionaram a ciência, como a Teoria da Evolução por Charles Darwin.
Porém, foi em 1944, que o bacteriologista norte-americano Oswald Theodore Avery mudou a história da biologia com a descoberta do DNA (ácido desoxirribonucleico). A partir daí foi possível criar técnicas para estudar a estrutura e função do código genético nos seres vivos.
A biologia molecular é o resultado desses avanços. As técnicas desenvolvidas nessa área ajudaram no estudo da estrutura e função do material genético. Uma das técnicas mais usadas pela biologia molecular é a Reação em Cadeia da Polimerase (PCR).
A PCR possibilita a síntese de fragmentos de DNA usando a enzima DNA-polimerase, que participa da replicação do material genético nas células. O desenvolvimento dessa técnica, utilizada pelo LIG Diagnósticos Especializados, abriu perspectivas para a análise de genes e diagnósticos de doenças genéticas e agentes infecciosos. Alguns vírus que podem ser identificados através da técnica são o Citomegalovírus (CMV), Vírus Epstein-Barr (EBV), Herpes Vírus Humano 6, 7 e 8 (HHV-6, HHV-7, HHV-8), Vírus Herpes Simplex 1 (HSV1) e 2 (HSV2), HIV, HBV, HCV e HPV.
Uma evolução dessa técnica é a PCR em Tempo Real, que permite que a amplificação e a detecção do fragmento de DNA ocorram simultaneamente. Isso é especialmente útil no diagnóstico e monitoramento de vários problemas de saúde, como infecções por microorganismos de cultura difícil ou demorada, mesmo em fase latente ou crônica.
O PCR em Tempo Real pode ser feito com qualquer tipo de material biológico e favorece a abordagem precoce da doença com terapia específica, reduzindo o tempo de tratamento e aumentando a eficácia. Também permite o monitoramento da resposta terapêutica, permitindo o ajuste individual da dose do medicamento e diminuindo a ocorrência de efeitos colaterais.
Saiba mais: