Homenagem do LIG Diagnosticos Especializados ao Dia do Biólogo

O uso da biologia molecular no combate às doenças

3 de setembro de 2013

Homenagem do LIG Diagnosticos Especializados ao Dia do BiólogoO estudo dos seres vivos está presente há milhares de anos no mundo. Já estava na mumificação de cadáveres no antigo Egito, na classificação dos animais pelo grego Aristóteles e tomava uma forma mais científica com a publicação dos estudos da anatomia humana por Mondino de Luzzi no século XIV, culminando numa das descobertas que revolucionaram a ciência, como a Teoria da Evolução por Charles Darwin.

Porém, foi em 1944, que o bacteriologista norte-americano Oswald Theodore Avery mudou a história da biologia com a descoberta do DNA (ácido desoxirribonucleico). A partir daí foi possível criar técnicas para estudar a estrutura e função do código genético nos seres vivos.

A biologia molecular é o resultado desses avanços. As técnicas desenvolvidas nessa área ajudaram no estudo da estrutura e função do material genético. Uma das técnicas mais usadas pela biologia molecular é a Reação em Cadeia da Polimerase (PCR).

A PCR possibilita a síntese de fragmentos de DNA usando a enzima DNA-polimerase, que participa da replicação do material genético nas células. O desenvolvimento dessa técnica, utilizada pelo LIG Diagnósticos Especializados, abriu perspectivas para a análise de genes e diagnósticos de doenças genéticas e agentes infecciosos. Alguns vírus que podem ser identificados através da técnica são o Citomegalovírus (CMV), Vírus Epstein-Barr (EBV), Herpes Vírus Humano 6, 7 e 8 (HHV-6, HHV-7, HHV-8), Vírus Herpes Simplex 1 (HSV1) e 2 (HSV2), HIV, HBV, HCV e HPV.

Uma evolução dessa técnica é a PCR em Tempo Real, que permite que a amplificação e a detecção do fragmento de DNA ocorram simultaneamente. Isso é especialmente útil no diagnóstico e monitoramento de vários problemas de saúde, como infecções por microorganismos de cultura difícil ou demorada, mesmo em fase latente ou crônica.

O PCR em Tempo Real pode ser feito com qualquer tipo de material biológico e favorece a abordagem precoce da doença com terapia específica, reduzindo o tempo de tratamento e aumentando a eficácia. Também permite o monitoramento da resposta terapêutica, permitindo o ajuste individual da dose do medicamento e diminuindo a ocorrência de efeitos colaterais.

Saiba mais:

http://goo.gl/uIMmrg

http://goo.gl/O7tT0i

http://goo.gl/3uNgLG