lig_imagem-facebook_infecções-respiratórias

A importância do diagnóstico precoce das doenças respiratórias

20 de junho de 2014

Não é à toa que as campanhas de vacinação contra gripe acontecem antes do início do inverno. Com o tempo mais frio, as pessoas tendem a ficar mais em ambientes fechados, e fazem menos exercícios físicos. E se uma pessoa está gripada, é relativamente fácil passar a infecção para outros.

A maior parte das pessoas saudáveis vence a maioria dos vírus, e se restabelece. Entretanto, crianças pequenas, idosos, fumantes e adultos imunodeprimidos são especialmente suscetíveis a doenças respiratórias, nas quais muitas vezes há mais de um agente infeccioso envolvido. O relatório da ONU em setembro de 2012 coloca essas doenças como a 1ª causa mundial de morte de crianças com menos de 5 anos de idade, sendo diarreia a segunda.

Os diversos vírus respiratórios são os agentes mais frequentemente associados às infecções respiratórias, sendo a pneumonia a causa mais conhecida de mortalidade. Mas é preciso ter cuidado com outras infecções que apresentam sintomas semelhantes, como a bronquiolite.

Os métodos tradicionais de diagnóstico são demorados e pouco sensíveis, e não identificam agentes infecciosos como Rinovírus, Coronavírus, Metapneumovírus e Bocavírus. A identificação específica e rápida do vírus causador da infecção respiratória é fundamental para que se comece o tratamento correto para cada caso o mais cedo possível, aumentando as chances de sucesso e cura – além de contribuir para minimizar chances de resistência a antibióticos por uso inadequado.

Por todas essas razões, torna-se cada vez mais frequente o uso de Biologia Molecular para a identificação simultânea, rápida, sensível e específica de muitos vírus respiratórios. O LIG Diagnósticos Especializados disponibiliza um painel molecular capaz de identificar os 17 tipos mais frequentes de vírus humanos que causam infecções respiratórias:

- Adenovirus

- Bocavirus

- Coronavirus 229

- Enterovirus (Echovirus)

- Influenza A

- Influenza A (H3N2)

- Influenza A (H1N1/2009)

- Influenza B

- Influenza C

- Metapneumovirus

- Parainfluenza 1

- Parainfluenza 2

- Parainfluenza 3

- Parainfluenza 4

- Rinovirus

- Vírus respiratorio Sincicial A

- Virus respiratorio Sincicial B