destaque blog

Célula-tronco é esperança para restauração da córnea humana

24 de julho de 2014

Uma ação conjunta entre pesquisadores de diversas instituições norte-americanas identificou um meio para induzir o crescimento do tecido da córnea humana. A notícia é especialmente promissora para vítimas de queimaduras e lesões químicas, e portadores de doenças oculares severas.

Publicada na revista Nature, a pesquisa é um dos primeiros passos na reconstrução de um tecido humano, tendo como base células-tronco de voluntários adultos. Até o momento, os experimentos foram feitos apenas implantando as células humanas em camundongos, mas os resultados são animadores.

Ao que parece, a chave para o sucesso desta pesquisa é uma molécula que atua como um marcador preciso para as células-tronco do limbo. “As células-tronco límbicas são muito raras, e transplantes bem-sucedidos dependem dessas células raras,” destacam Bruce Ksander e Paraskevi Kolovou, da Universidade de Harvard, integrantes da pesquisa. Localizadas no epitélio basal do limbo do olho, as células-tronco do limbo auxiliam na manutenção e regeneração do tecido da córnea. Doenças e lesões que provocam a sua perda são as principais causas de cegueira.

Graças à descoberta, os pesquisadores puderam utilizar anticorpos na detecção da molécula sinalizadora, batizada com o nome ABCB5, para alcançar as células-tronco em tecidos de doadores já falecidos e utilizá-las para induzir o crescimento das córneas, garantindo assim um saudável crescimento das córneas sem maiores intercorrências em sua anatomia e as suas funções.

Os pesquisadores afirmam que esta descoberta vai tornar muito mais fácil restaurar a superfície da córnea. “É um bom exemplo de pesquisa básica movendo-se rapidamente para uma aplicação prática”.

Fonte: Diário da Saúde