angelina_jolie

Angelina Jolie deve fazer mais uma cirurgia para evitar câncer

11 de março de 2014

A atriz Angelina Jolie deve se submeter a uma nova cirurgia com o objetivo de evitar o desenvolvimento de um câncer. Angelina, que apresenta 50% de risco de ter doenças nos ovários, declarou que deve seguir o conselho dos médicos e retirar os órgãos.

Ainda não foram revelados detalhes do procedimento e nem quando ela pretende fazer a cirurgia. Ano passado, Angelina retirou os dois seios após um exame genético revelar que ela teria grandes chances de ter câncer de mama. Na época da dupla mastectomia, alguns médicos alertaram para a possibilidade da retirada dos ovários por causa do “defeito” no gene chamado BRCA1.

Mutação

Em entrevista ao portal Gazeta Online, a farmacêutica bioquímica Lúcia Vasconcellos – do LIG Diagnósticos Especializados – explicou que todos têm o gene BRCA1, que tem como função corrigir alterações em células que podem gerar câncer.

“O gene normal é bom. Mas, se ele tem uma mutação, ou mais de uma, ele para de exercer uma função protetora. Vale lembrar que esse gene não está só na mama”, explica.

O exame de sangue que detecta a mutação é de rápida coleta no paciente, mas pode demorar até 60 dias para que seja feito um sequenciamento completo em busca do gene “ruim”.

“Se a pesquisa for só em uma mutação que a família já conhece, como é o caso de Angelina, o resultado sai em até 19 dias”.

Segundo o presidente da Associação dos Ginecologistas e Obstetras do Espírito Santo, Elvídio dos Santos, a cirurgia dos ovários deve ser feita em casos específicos. “Ninguém vai sair retirando os ovários porque tem um caso de câncer na família. Cada paciente deve ser muito estudado antes de tomar essa decisão”.

Saiba mais sobre o exame:

Como é feito?

São recolhidos de 5 ml a 10 ml de sangue do paciente, no máximo. Depois, os especialistas fazem as pesquisas de mutação genética. O sequenciamento completo pode demorar até 60 dias.

Indicação

Quem precisa?

Quem tem parentes de primeiro grau com câncer de mama antes dos 50 anos, se há casos de câncer de mama e ovário na mesma pessoa na família ou outros tipos de câncer, como de pâncreas e de tireoide.

Valor

Quanto custa?

O exame não é oferecido pelo SUS. Ele custa cerca de R$ 3 mil para o sequenciamento completo.

(Com informações da Revista Marie Claire e G1)

Fonte: Gazeta Online