Copa do Mundo: cuidado com o coração

11 de junho de 2014

Amanhã começa a Copa do Mundo e o País já está preparado para torcer pela Seleção Canarinho, com bandeiras, camisas, cornetas e muita animação. Mas, você sabia que em dia de jogo o coração do torcedor pode sofrer junto com o seu dono?

Pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) analisaram os últimos campeonatos mundiais e notaram que em dias de jogos o número de internações de pacientes cardiopatas cresceu nos hospitais brasileiros. Isso porque, durante as partidas ou em outras situações que envolvem muita emoção, o corpo reage como se estivéssemos em uma situação de risco, o que desencadeia uma série de modificações hormonais, principalmente estimuladas pela liberação de adrenalina.

Entre os efeitos dessa liberação podemos destacar o aumento da frequência e da força dos batimentos cardíacos, e a redução do diâmetro das veias e artérias, o que aumenta o fluxo de sangue em órgãos nobres – como o coração e o cérebro.

O aumento da frequência e da força desses batimentos pode provocar uma maior necessidade de nutrientes e de oxigênio pelo coração – seria como se o corpo trabalhasse mais pesado em um determinado dia e, por isso, a sensação de fome é maior.

Caso o indivíduo tenha um estreitamento das artérias do coração, ele não conseguirá suprir essa necessidade maior de energia, fator que pode desencadear uma angina pectoris (dor no peito) ou até mesmo um infarto agudo do miocárdio.

Como prevenir?

A recomendação é que antes de cair na torcida pelo Brasil seja feita uma consulta médica de rotina para ajuste das medicações destinadas a tratar a hipertensão arterial, a insuficiência cardíaca, arritmias, doença arterial coronariana, entre outras.

Um outro conselho diz respeito à alimentação! Antes dos jogos evite o consumo exagerado de sal, gorduras e álcool, sendo que as bebidas alcoólicas requerem cuidado especial, pois funcionam como um vasoconstritor (diminuição do diâmetro das veias e artérias) e um estimulante, o que pode piorar os quadros hipertensivos, arritmias e infartos.

Sinais que merecem atenção

Palpitações, tontura, dor no peito, mal estar e ansiedade excessiva são sinais que merecem atenção durante a sua torcida pelos jogos, sendo necessário procurar um atendimento médico.

Com saúde e atenção estamos juntos na torcida pelo Brasil!

Fonte: TNH1