CAPA

O seu sangue pode salvar muitas vidas

13 de junho de 2014

Uma doação de sangue pode salvar até três vidas! Hoje, Dia Mundial do Doador de Sangue, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) chama a atenção para a importância deste ato de solidariedade e convoca voluntários a se apresentarem a uma das cinco unidades da hemorrede estadual e ajudarem a aumentar o estoque de todos os grupos sanguíneos.

Durante a Copa do Mundo muitos estão focados e empolgados com os jogos do Brasil e acabam esquecendo de doar sangue. Mas, nesta época a doação é muito importante, já que o número de acidentes com automóvel aumenta e o percentual de queimaduras com fogos de artifício é bem significante.

O diretor-geral do Hemocentro da Secretaria de Estado da Saúde (Hemoes), Antonio Peçanha, lembra que a doação é um ato simples e que não traz nenhum problema para o doador. Todo o procedimento leva em torno de 40 minutos, sendo de quatro a dez minutos de coleta.

O Hemoes, em Vitória, tem capacidade para atender até 180 doadores por dia, mas registra no máximo 80. O ideal seria receber, em média, 120 doações/dia. Para o médico, isso deixa a equipe em uma situação de estresse permanente, pela responsabilidade de atender transfusões eletivas e as de urgência, em função, principalmente, dos acidentes de trânsito que geram vítimas de atropelamento, de colisões de motos e automóveis.

O diretor do Hemoes destaca ainda que no Brasil, de forma geral, ainda prevalece a doação de reposição, que é vinculada a pacientes internados nos hospitais, mas é preciso incrementar a doação voluntária para reforçar os estoques. O médico orienta que os homens podem doar quatro vezes ao ano, com intervalo de 60 dias. Já as mulheres, três vezes a cada período de 12 meses, com intervalo mínimo de 90 dias.

Quem pode doar?

Para ser um doador é necessário ter entre 18 e 67 anos, ou 16 e 17 anos de idade (desde que possua autorização do responsável legal e apresente documento original do mesmo).

Caso o voluntário tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas. E os homens podem doar quatro vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias e as mulheres podem doar três vezes a cada doze meses, com intervalo mínimo de 90 dias.

O interessado deve apresentar um documento original com foto, preencher um cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para examinar os sinais vitais como pressão, pulso e temperatura.

Onde você pode doar sangue:

- Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes)

Tel. 3636-7900/7920/7921- Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona de segunda-feira a sábado, das 07 às 17h30.

- Hemocentro de Linhares

Tel. (27) 3171-4361/4363/4362 – Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 07 às 12h30.

- Hemocentro Regional de Colatina

Tel. (27) 3177-7930 – Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07 às 12h30.

- Hemocentro Regional de São Mateus

Tel. (27) 3767-4135 – Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07 às 12h30.

Fonte: Portal do Governo do Estado do Espírito Santo